Cuidados que você deve ter em casa ao adotar o seu primeiro gato

Pensando em adotar um companheiro bichano e quer preparar o ambiente para recebê-lo? Então veja alguns cuidados para se ter em casa.

Ter um gato em casa exige alguns cuidados especiais e saber que tempo e espaço são fundamentais. Sua casa deve ter os espaços necessários para que seu gato tenha seus lugares reservados para dormir, se alimentar e ficar à vontade. Ter um gatinho em casa representa todo um planejamento prévio, por isso é fundamental que o seu encontre um lugar adequado.

continua depois da publicidade

Além de preparar a casa para recebê-lo é necessário manter alguns cuidados. É importante saber que o gato precisa de água e alimento sempre à disposição, assim como local para que ele possa fazer suas necessidades fisiológicas e, igualmente, local adequado para descansar e dormir.

Todos esses detalhes precisam ser devidamente avaliados ao adotar seu primeiro gato. Adotar um gato adulto às vezes dá menos trabalho, porém, sabe-se que existirão mais dificuldades para ensiná-lo a entrar no ritmo de sua casa e ser adaptável.

continua depois da publicidade

Cuidados ao adotar o primeiro gato

Separe um local para o comedouro e bebedouro do gato

O seu gato precisará ter sempre água e alimento à disposição e, deste modo, o local de alimentação e de beber água deverá ser mantido sempre à disposição do seu pet. Ao contrário do que muita gente acredita, a água deve ser mantida mais distante do alimento.

Outro importante detalhe é manter tanto água como alimentos distantes de bandejas sanitárias. O local da comida e água devem ser mantidos sempre limpos com maior atenção para vasilha de água que precisa ser trocada com mais frequência.

continua depois da publicidade

Preparar local adequado para descanso

O local de sono e descanso do gato precisa ser confortável e que ele acabe se habituando. Os gatos costumam arrumar o próprio local de descanso, mas se você preparar um local específico e confortável ele irá se habituar a ele.

Os gatos preferem ficar em locais em que tenham uma visão privilegiada e que sejam cobertos e seguros, assim é fácil encontrar o local ideal para seu gato descansar. Outro detalhe é que os gatos costumam procurar lugares diferentes na casa para poderem descansar.

continua depois da publicidade

Local das necessidades fisiológicas

Por mais que existam bandejas sanitárias para gatos, as caixinhas com areia ainda são as preferidas deles. As bandejas sanitárias fechadas possuem uma vantagem que é a possibilidade de impedir mau cheiro e que a areia se espalhe pela casa.

Mantenha sempre distante dos comedouros e bebedouros e em local baixo para não dificultar a entrada e saída dos gatos.

continua depois da publicidade