Casa “gatificada”: como planejar ambientes agradáveis para seu gato

Os felinos são muito independentes, mas podem se entediar com facilidade. Veja maneiras de deixar sua casa mais divertida para seu bichano.

Os gatos, mesmo tendo sido domesticados há milhares de anos, ainda guardam muitas necessidades selvagens em seu interior, portanto ligadas a uma vida na natureza. Para suprir os desejos de aventura do seu pet, é importante deixar o ambiente o mais lúdico possível, ou a sua pia, seus eletrodomésticos e seu sofá vão acabar se tornando os brinquedos preferidos.

continua depois da publicidade

Os bichanos possuem uma personalidade muito forte, portanto antes de sair comprando equipamentos, analise o comportamento do seu companheiro. Algumas preferências que devem ser levadas em conta são:

  • Se ele gosta de ficar em lugares abertos, ou naqueles que parecem cabaninhas;
  • Se gosta de subir em lugares altos ou fica mais perto do chão;
  • Se, ao arranhar (muita gente chama de afiar as unhas), ele faz isso normalmente na horizontal ou na vertical?

Também é importante pensar que os gatos costumam ficar mais felizes perto de seus tutores. Então se for “gatificar” apenas algumas peças da casa, escolha aquelas na qual você passa mais tempo, como a sala de TV ou o escritório.

continua depois da publicidade

Pronto. Agora, com essa preparação toda, é só colocar a mão na massa: escolher alguns arranhadores no seu pet shop favorito, instalar algumas prateleiras na altura ideal e montar caixotes para o felino treinar seus ataques selvagens e surpreendentes — seus outros pets que se preparem.

Caso você não tenha tempo para isso, já existem muitos profissionais de arquitetura e decoração com capacitação para fazer e implementar um projeto perfeito para suas necessidades.

Não imagine que ao planejar sua casa dessa forma estará apenas ajudando seu animal de estimação a se divertir. Gatificar a casa também traz mais saúde para o gato, afinal ele vai poder se exercitar mais, ficando menos estressado e ansioso.

continua depois da publicidade

Depois disso, quem sabe, ele não anima toda a casa a acompanhá-lo numa jornada fitness de diversão?