Saiba a melhor forma de ensinar seu gato a usar a caixa de areia

Veja nossas dicas práticas e eficientes para que seu bichano aprenda a utilizar a caixa de areia, fazendo as necessidades no local desejado.

Os gatos geralmente possuem um local específico para fazer suas necessidades, diferente dos cães, que não se atentam muito a isso. Para quem mora em locais com pouco espaço e sem jardins de areia, por exemplo, uma das opções para o gato utilizar são as caixas sanitárias ou caixas de areia. Mas como fazer com que o seu gato aprenda a utilizá-la?

continua depois da publicidade

Antes de tudo é necessário identificar a idade e a capacidade de aprendizagem do seu pet. Caso você tenha um gato muito novinho, o ideal será ensiná-lo que a caixa de areia é o local ideal para ele fazer xixi ou cocô.

Isso pode ser feito ao estimular o gato a cavar com suas patas dianteiras. Automaticamente ele irá se adaptar ao novo local e perceber que se trata de um lugar específico para suas necessidades.

continua depois da publicidade

Os gatos, por instinto, costumam enterrar e esconder suas fezes e urina devido o cheiro forte, isso impede chamar a atenção de predadores.

Escolhendo a caixa

A caixa sanitária ou de areia precisa ter espaço suficiente para o gato entrar e se movimentar dentro dela. Também é fundamental saber escolher um tipo de areia que não levanta muita poeira e que não tenha cheiro.

Os gatos não gostam de cheiros fortes. A melhor coisa é escolher uma areia de cheiro neutro e que não seja difícil de descartar. Atualmente existem, inclusive, caixas sanitárias com peneiras para retirada dos detritos. Essa areia deve ser sempre trocada para evitar acúmulo de mau cheiro e, consequentemente, afastar seu gato.

continua depois da publicidade

O local da caixa sanitária

É importante que a caixa de areia esteja em local tranquilo e acessível para o seu gato. Se a caixa apresentar muita dificuldade para que o gato entre, ele certamente não vai querer voltar.

O local da caixa de areia precisa ser distante do comedouro e bebedouro e, igualmente, não ter barulho nem nada que atrapalhe seu bichano. Os gatos gostam de privacidade e, ao mesmo tempo, segurança.

Outro detalhe muito importante é evitar ficar mudando a caixa de lugar, pois isso pode acabar confundindo o seu gato.

continua depois da publicidade

E lembre-se que, para acostumá-lo com a caixa de areia, é aconselhável que você esteja sempre treinando seu gato, principalmente quando filhote.

Após as refeições, busque levá-lo à caixa, deixá-lo mexer na areia para que ele entenda que a função daquele espaço é justamente para ele fazer suas necessidades. Os gatos por extinto saberão como utilizá-la e entenderão seu propósito.