5 dicas para separar o lixo da maneira correta

Veja nossas dicas de como fazer a separação de lixo corretamente e aprenda as cores da coleta seletiva, entre outros pontos importantes.

O descarte correto do lixo doméstico é muito importante não apenas para a organização de sua casa, mas também para o meio ambiente e um mundo cada vez mais consciente. De nossa parte, devemos conservá-lo e mantê-lo saudável para nossa própria sobrevivência.

continua depois da publicidade

Muito lixo pode ser reutilizado, reciclado e, igualmente, poderá proporcionar melhor dinâmica no descarte. Sua separação é fundamental para que façamos nossa parte e ele chegue ao descarte final sem problemas que causem impacto no meio ambiente.

A maioria das pessoas ainda descarta o lixo sem observar a maneira correta, mas todos devemos ter consciência que todo processo de descarte até a finalização é muito grande e envolve depósito, incineração e outros processos. Veja algumas dicas para que você possa fazer da maneira mais correta.

continua depois da publicidade

Divida o lixo por categoria

Sabemos que existem recipientes adequados com uma identificação de cores para cada tipo de material. A cor azul, por exemplo, é para o descarte de lixos como papel e material a partir deste de forma geral, incluindo, caixas de leite e caixas de papelão.

Já o vermelho é destinado a lixo como produtos descartáveis, plásticos e demais derivados deste. O lixeiro amarelo é para o depósito de materiais à base de alumínio e outros materiais como metal, ferro e outros. Por último o verde é para material de vidro, incluindo garrafas e outros.

Quando dividimos o lixo por categoria estamos indicando para os coletores quais são e, assim, seus destinos são traçados de forma correta no momento do descarte.

continua depois da publicidade

Separe o lixo orgânico dos demais

O lixo orgânico compreende restos de alimentos, sobras que incluem alimentos estragados, cascas de frutas e verduras, entre outros. Esses alimentos devem ser separados dos demais e devidamente identificados. Geralmente, ele fica na lixeira de descarte reciclável de cor marrom.

Existem muitos alimentos orgânicos que são até reaproveitáveis como as cascas, por exemplo, que servem como adubo orgânico para plantas e separá-los pode ajudar até as empresas de coleta darem um destino correto a eles.

Saiba descartar o lixo eletrônico

Muitas vezes nos desfazemos de um aparelho eletrônico danificado apenas jogando-o no lixo, mas essa prática pode poluir, e muito, o meio ambiente. Nesta lista de eletrônicos aparecem diversos aparelhos, como celulares, controles remotos, TVs e até as pilhas e baterias.

continua depois da publicidade

Saiba que existem vários pontos de coleta deste material espalhados pelo país e o mais correto é promover a entrega, em vez de jogar no lixo normal.

Caso não tenha como levar o aparelho para coleta, é importante colocá-lo em um local de descarte com uma identificação do que se trata. Agindo assim, esse material receberá um destino mais correto e impedirá que seus materiais sejam jogados junto com lixo menos poluente.

Evite o descarte de produtos com embalagens

Às vezes alguns alimentos ou produtos que devem ir para o lixo orgânico são disponibilizados e separados com embalagens. Sempre que possível evite essa prática, haja vista que quanto mais produtos agregam o lixo, menos organizado ele ficará.

continua depois da publicidade

Ao descartar alimentos, por exemplo, busque colocá-lo em um mesmo recipiente para orgânicos e evite misturar com outras embalagens, que poderão ser recicladas.

Faça coleta de resíduos recicláveis da cozinha

O óleo de cozinha, por exemplo, pode ser reutilizado para outros fins, sendo que existem empresas que fazem a coleta. Você pode utilizar vasilhames reutilizáveis para o armazenamento e depois entregá-los para a coleta. O mesmo ocorre com o lixo orgânico como já destacamos anteriormente.

Essas são apenas algumas dicas de como você pode reciclar e separar seu lixo corretamente, fazendo sua parte para o desenvolvimento das boas práticas de manutenção do meio ambiente e do convívio social.

O lixo deve ter muito significado em nossas vidas em diversos aspectos. Se queremos um mundo melhor para vivermos e menos poluído, será necessário fazermos a nossa parte.