Livro mais traduzido do mundo: confira curiosidades sobre a Bíblia

Traduzido para mais de 2 mil idiomas, a Bíblia está envolta por mistérios e enigmas. Saiba mais.

A Bíblia, formalmente chamada de Bíblia Sagrada, é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo e parcialmente para o judaísmo e islamismo, em que são narradas análises religiosas do razão da existência do homem na Terra.

continua depois da publicidade

O livro tem cerca de 73 livros, divididos entre o Antigo e o Novo Testamento, que levaram mais de 1000 anos para serem escritos e que contam com textos bem diferentes entre si, sendo cada um escrito em um período distinto da história.

A Bíblia já foi traduzida para cerca de 2.500 idiomas, sendo o livro mais traduzido do mundo. Ela ainda desperta bastante curiosidade, aberta a diversas interpretações, sendo considerado um livro cheio de mistérios e enigmas. Agora, vejamos algumas curiosidades sobre a Bíblia:

continua depois da publicidade

1. Origem do nome

O nome Bíblia refere-se à cidade do Líbano que se chamava Biblos, conhecida hoje como Jbeil. Ela era famosa pela produção de papiros para a escrita e sua influência era tão grande que a palavra “bíblia” quer dizer “livros” em grego.

2. Primeiro livro impresso

Em 1460, o alemão Johannes Gutenberg, considerado o inventor da tipografia, a prensa com tipos móveis. O primeiro livro impresso dessa forma foi a Bíblia, que demorou 5 anos para ser impressa.

Na época, essa impressão foi fundamental para a Reforma Protestante. Desde essa época até os dias atuais, a Bíblia continua sendo o livro mais vendido e traduzido do mundo.

continua depois da publicidade

3. Erro de digitação na Bíblia

Em 1631, uma editora publicou o livro sagrado com um erro de digitação, qual seja, “Tu cometerás adultério”. O livro ficou conhecido como a “Bíblia dos Pecadores”, e hoje só existem nove dessas Bíblias no mundo.

4. Números na Bíblia

Todos os números que aparecem na Bíblia possuem um significado. Assim, sempre que ver um número no livro sagrado, saiba que ele está tentando transmitir mais do que simplesmente uma quantidade.

5. A aparência física de Cristo não é descrita na Bíblia

Em nenhum versículo da Bíblia há a descrição da aparência física de Cristo. De acordo com as Escrituras, ele tinha a aparência de um homem normal do Oriente Médio.

continua depois da publicidade

No entanto, como a Europa foi o centro de divulgação do cristianismo por séculos, a imagem de um Cristo de cabelos e olhos claros é influência da percepção do mundo que eles tinham.