Confira 4 raças de cachorro que soltam mais pelo do que as demais

Ter um pet em casa é tudo de bom, mas caso você escolha uma das raças que separamos aqui, melhor se preparar para uma limpeza pesada.

É bom lembrar que cachorros sempre vão soltar pelos, porque eles precisam renovar a pelagem que vai ficando velha e danificada. Se o trabalho para limpar é um ponto negativo, a coisa boa é a beleza do cachorro, que se mantém com a renovação do pelame.

continua depois da publicidade

Isso não é, de forma alguma, uma dica para escolher qual cachorro não adotar ou adquirir. A lista serve para você se preparar para o trabalho e já pensar em possíveis soluções. Confira:

1. Chow Chow

Essa é considerada uma das raças mais peludas que existem. Costumam perder uma boa quantidade de pelos todos os dias, portanto vai precisar de cuidados diários tanto no corpo quanto no ambiente.

continua depois da publicidade

Também ocorrem trocas sazonais, mas elas não têm tanto impacto devido às trocas diárias.

2. Pastor Alemão

Um dos cães mais famosos, dedicados e inteligentes tinha que ter algum defeito. Ele troca de pelagem, mais ou menos, duas vezes por ano, isso significa que nestes períodos será muito intensa a queda.

No resto do ano a coisa se acalma um pouco, mas ainda exige cuidados regulares.

continua depois da publicidade

3. Akitas

Essa raça possui pelagem dupla, com uma camada externa espessa e macia e uma interna curta e dura. Duas vezes por ano acontece a troca total do subpelo, então imagine quanto pelo vai cair no período de um mês que dura essa mudança.

Mas não desista dessa raça, no resto do ano basta uma escovação por semana e estará tudo tranquilo.

4. Chihuahua de pelo longo

Mesmo sendo pequeno, esse cachorro dá trabalho. Seu metabolismo acelerado faz com que a troca de pelagem seja basicamente constante, exigindo mais cuidados com a manutenção dos pelos.

continua depois da publicidade

Para ajudar esses cãezinhos a não serem preteridos, algumas dicas simples podem auxiliar o futuro tutor na limpeza da casa. Em pisos de cerâmica ou madeira, uma vassoura simples ou eletrostática dá conta do recado.

Já em outras superfícies lisas, um pano úmido resolverá. Nas cortinas e roupas, prefira usar os rolos de fiapos, deixando o aspirador (muitos com acessórios específicos) para almofadas, sofás e tapetes.