Confira dicas para ter uma boa noite de sono em dias quentes

Dormir bem é fundamental para o seu humor e a sua saúde, mas essa é uma missão difícil em dias de muito calor.

Dormir bem em dias de muito calor é um verdadeiro desafio, especialmente para quem não tem ar-condicionado em casa. As altas temperaturas nos impedem de descansar do jeito certo e, de quebra, atrapalham a qualidade do sono.

continua depois da publicidade

Para ajudar você a sobreviver às noites mais quentes, separamos algumas dicas valiosas para que você durma bem:

Faça refeições mais leves

Durante os meses mais quentes, é fundamental investir em alimentos leves e deixar aquela feijoada para depois. O motivo disso está no fato de que alguns alimentos são termogênicos e aumentam a sua temperatura corporal, o que não é nada agradável em dias de calor.

continua depois da publicidade

Prefira, especialmente no jantar, opções como saladas, carnes magras e frutas. O ideal é fazer a sua última refeição do dia duas horas antes de ir dormir.

Tome bastante água

Os dias quentes desidratam o corpo com muita facilidade, por isso é fundamental beber bastante água ao longo do dia. Para dormir bem, evite o consumo de bebidas alcoólicas e de café, que têm substâncias estimulantes e atrapalham o seu descanso.

Cuide da temperatura do seu quarto

Se você não tiver ar-condicionado em casa, invista em um ventilador e, para potencializar o efeito, coloque uma vasilha com cubos de gelo embaixo do aparelho.

continua depois da publicidade

Isso ajudará a manter o ambiente mais fresco e com uma boa umidade — dias secos prejudicam o sono e a sua saúde respiratória. Se tiver um umidificador de ar, melhor ainda.

Tome banho antes de dormir

Outra dica bacana é tomar um banho fresco pouco antes de dormir, pois isso ajudará a reduzir a sua temperatura corporal e, claro, a relaxar depois de um longo dia de trabalho.

O ideal é que a temperatura da água esteja levemente morna nesses dias mais quentes.

continua depois da publicidade

Use pijamas frescos

Aposte em pijamas curtos e feitos de algodão, que são ótimos caso você transpire durante a noite. O mesmo vale para a roupa de cama: prefira sempre os tecidos leves e dê uma folga para as mantas e os cobertores mais grossos nos dias quentes — às vezes só um sobrelençol já é o suficiente.

Esperamos que suas noites de sono sejam mais tranquilas com essas dicas. Não esqueça de colocá-las em prática, hein?