Uvas explodem no micro-ondas; entenda o motivo

É muito comum esquentar comidas e até mesmo algumas frutas no micro-ondas, mas fazer isso com uvas pode ser curioso. Descubra aqui o motivo.

Há alguns anos viralizaram diversos vídeos de pessoas fazendo um experimento intrigante com uvas no micro-ondas: abria-se uma uva quase totalmente ao meio, deixando as partes ligadas, basicamente, só pela casca.

continua depois da publicidade

Em seguida, colocava-se a fruta sobre um prato e a cobria com um copo. Depois, simplesmente, colocava o recipiente no micro-ondas e ligava o aparelho. Então, em poucos segundos, começavam a sair algumas labaredas (sério, não é exagero).

A curiosidade sobre esse fenômeno instigou três cientistas do Canadá a pesquisarem o tema e, em seguida, publicar um artigo explicando exatamente o que estava acontecendo nos vídeos.

continua depois da publicidade

A teoria mais comum na internet era de que o efeito luminoso seria plasma resultante do fluxo de energia entre as duas metades — nesse caso o filete de casca funcionaria como um fio elétrico.

Isso seria possível porque a energia do micro-ondas carregaria eletrólitos com muita água, e então ocorreria o acúmulo de energia na casca. Isso geraria gás ionizado capaz de emitir luz sobre a uva. Entretanto, essa teoria não se confirmou.

Segundo os pesquisadores, a ligação entre as duas metades era completamente dispensável. Eles provaram que enquanto a distância não fosse superior a três milímetros, a pirotecnia continuava acontecendo, dessa maneira, a explicação popular não tinha sentido.

continua depois da publicidade

Qual foi a conclusão?

Ao observar termicamente as imagens dos eventos, combinando com simulações computadorizadas, a equipe de estudiosos chegou à conclusão de que a proximidade entre as metades de uva resulta num ponto no qual a energia conflui de ambas.

Com isso, deduziram que não há acúmulo energético dentro da fruta, mas que as metades direcionam a energia para um mesmo ponto, criando um campo eletromagnético entre elas. Esse campo magnético sobrecarrega os eletrólitos mais próximos, ocasionando a liberação de plasma no ar.

Complicada a explicação, né? Mas fazer esse experimento é fácil. Então aproveite o próximo encontro que tiver em sua casa e escolha uvas de sobremesa. Depois do jantar, surpreenda as pessoas com seus conhecimentos científicos de como transformar uma simples frutinha em um show de fogos.

continua depois da publicidade

Brincadeiras à parte, o ideal mesmo é só trazer o assunto como curiosidade, afinal não é possível saber se as labaredas serão facilmente controladas ou não. Na dúvida, é melhor só assistir aos vídeos sobre o experimento.