Audição canina: saiba como os cachorros escutam sons e ruídos

Os cães são capazes de escutar barulhos que os humanos não conseguem ouvir. Saiba o porquê.

O ouvido dos cachorros tem uma estrutura interna semelhante à dos humanos, mas a capacidade auditiva canina consegue ainda ser mais articulada do que a nossa. Isso faz com que os cães sejam capazes de escutar sons e ruídos que muitas vezes nem chegam aos nossos ouvidos.

continua depois da publicidade

Além disso, o formato das orelhas desses animais ajuda-os a identificarem a origem de um som em questão de segundos. E, claro, essas características têm um grande impacto no comportamento dos cachorros.

O funcionamento da audição canina

A estrutura anatômica do ouvido dos cachorros é formada por três partes: o ouvido externo, médio e o interno. O tímpano e o canal auditivo possuem ossículos. Esses, por sua vez, são responsáveis por sentir as vibrações sonoras e emitirem sinais para o nervo auditivo.

continua depois da publicidade

Apesar de o ouvido ser anatomicamente bastante parecido com o ouvido humano, a parte externa da orelha dos cães apresenta diferenças mais evidentes, como a exemplo da articulação, que tem uma capacidade muito maior.

Ainda sobre a orelha canina, ela possui cerca de 18 músculos, o que permite ao cachorro mudar a posição do órgão, conseguindo, com isso, captar muito mais sons e ruídos, mesmo que a metros de distância.

Por esse motivo é que a audição dos cães é muito mais aguçada nesse sentido: eles são capazes de localizar a origem da maioria dos sons de forma quase automática. Não bastasse isso, esses animais também são capazes de ouvir qualquer barulho a uma distância quatro vezes maior do que um humano conseguiria ouvir.

continua depois da publicidade

Os cachorros reconhecem frequência sonora que os humanos não percebem

Os cachorros conseguem identificar frequências de até 40.000Hz, enquanto os humanos são capazes de identificar frequências apenas entre 16 e 20.000Hz. Isso significa que o ouvido das pessoas não capta sons muitos agudos, enquanto os cães são completamente sensíveis a esse tipo de barulho.

É por isso que muitas vezes esses animais podem ficar incomodados com qualquer ruído, e também porque sons distantes – igualmente barulhentos – também podem irritá-los, como os dos fogos de artifício, por exemplo.

Assim, o ideal é que o tutor evite levar o seu cachorro a locais que possam incomodar a audição do seu pet, deixando-o agitado, irritado e com medo. Vale notar que a exposição frequente a esses sons muito altos pode trazer prejuízos a longo prazo para a saúde do cão.

continua depois da publicidade

Cuidados para manter a audição dos cachorros

Além de evitar levar os cães a lugares com sons muito altos, a dica é manter alguns cuidados com o ouvido desses animais, como, por exemplo, limpar a região regularmente e garantir que ela esteja sempre seca.

Essas práticas ajudam a prevenir vários problemas, como a otite, uma inflamação no conduto auditivo que causa bastante incômodo ao cachorro, podendo, inclusive, deixar o animal surdo, se não tratada de forma correta.

Outro cuidado que deve adotado é sempre estar atento a qualquer sintoma de anormalidade. Se houver qualquer suspeita de que há algum problema com a audição do cãozinho, como ele não responder aos chamados do seu tutor, o pet deve ser levado a um médico veterinário para ser examinado.

continua depois da publicidade