É verdade que morango e abacaxi não são frutas? Entenda aqui

Nem tudo é o que parece, muitos vegetais do nosso dia a dia não são exatamente o que acreditamos. Será que você sabe por quê?

Vamos começar bem do começo: vegetal pode se referir a plantas utilizadas para alimentação. Já as plantas, por suas vez, são seres multicelulares que não têm aparelho locomotor, mas crescem e possuem vida, além disso contam com parede celular e podem sintetizar seu próprio alimento.

continua depois da publicidade

Entre os vegetais, alguns são chamados de frutas — seria esse o caso do abacaxi e do morango?

Frutos

Fruta, na verdade, é o nome popular para os frutos. Esses, por sua vez, são estruturas que se desenvolvem a partir do ovário da flor e alguns exemplos de fruto são inusitados, olha só: pepino, berinjela, pimentão e chuchu.

continua depois da publicidade

Frutos falsos

Aqui também existem surpresas. Sabia que caju e maçã não são frutos? Essas estruturas são muito semelhantes aos frutos, mas com origem bem diferente. Ao invés de virem dos ovários das flores, são resultado do aumento de tamanho e mudança de consistência do pedúnculo (parte que sustenta a flor).

Por curiosidade, o fruto do cajueiro é só aquele caroço do qual retiramos a castanha de caju.

Mas e o morango e o abacaxi?

Eles realmente não são frutos, na verdade são a fusão de inúmeras flores que quando fecundadas se juntam em uma única infrutescência. São como se diversas frutinhas se unissem para fazer uma só estrutura.

continua depois da publicidade

No morango, para exemplificar, cada um dos pontinhos escuros é uma fruta.

Mas não se preocupe em decorar tudo isso. O mais importante na linguagem é que nos façamos entender, dessa maneira não precisa brigar no mercado para que o pepino e a berinjela estejam no setor de frutas, muito menos corrigir todo mundo que chamar uma maçã ou morango de frutas.