Quanto tempo a luz do Sol “viaja” até chegar na Terra?

Apesar de não pensarmos sobre isso no nosso cotidiano, o assunto é intrigante e bastante interessante. Saiba o porquê.

Pensar sobre quanto tempo a luz do Sol leva para chegar à Terra pode não ser tão comum, mas não deixa de ser intrigante e interessante ao mesmo tempo. Sabe-se que a luz solar viaja na velocidade da luz, e os fótons emitidos da superfície do Sol precisam viajar pelo vácuo do espaço para alcançar nossos olhos.

continua depois da publicidade

E para alcançar os nossos olhos, esses fótons, ou seja, a luz do Sol, leva em média 8 minutos e 20 segundos para se deslocar do Sol à Terra. Assim, se o Sol desaparecesse de repente do Universo, levaria pouco mais de 8 minutos para que pudéssemos sentir aquele friozinho.

A matemática explica esse número. A Terra orbita o Sol a uma distância de cerca de 150 milhões de km. A luz se move a 300 mil km por segundo. Dividindo esses dois números, chegamos a 500 segundos, ou 8 minutos e 20 segundos.

continua depois da publicidade

No entanto, vale notar que este é um número médio. Isso porque, a Terra segue em órbita elíptica ao redor do Sol, variando de 147 milhões a 152 milhões de km. No ponto mais próximo, a luz solar leva apenas 490 segundos para chegar à Terra. Já no ponto mais distante, ela leva 507 segundos para fazer a viagem.

O assunto fica ainda mais interessante, quando pensamos sobre a jornada que a luz precisa fazer dentro do Sol. Sabe- que os fótons são oriundos das reações de fusão dentro do núcleo do Sol.

A princípio, eles são uma radiação gama e, depois, são emitidos e absorvidos inúmeras vezes na zona radiativa do Sol, vagando dentro da estrela massiva antes de finalmente chegarem à superfície.

continua depois da publicidade

Mas o que muita gente não sabe é que, para atingir à superfície do Sol, esses fótons foram criados há dezenas de milhares de anos, demorando todo esse tempo para serem emitidos pelo Sol.

E quando enfim escapam da superfície, eles levam somente 8 minutos e 20 segundos para cruzarem a imensa distância do Sol à Terra.

Então, ao olharmos para o espaço, estamos olhando para trás no tempo. A luz que vemos no computador tem nanossegundos de idade. A luz refletida da superfície da Lua leva somente um segundo para chegar ao planeta Terra.

continua depois da publicidade

O Sol, por sua vez, está a mais de 8 minutos-luz de distância. E assim, se a luz da estrela mais próxima, que é a Alpha Centauri, leva mais de 4 anos para chegar ao nosso planeta, estamos, na verdade, vendo essa estrela com 4 anos de atraso.

Há galáxias a milhões de anos-luz de distância, o que significa que a luz que estamos vendo deixou a superfície dessas estrelas há milhões de anos. Para se ter uma ideia, se os alienígenas vivessem nessas galáxias e tivessem telescópios potentes, eles veriam a Terra como ela era no passado, com dinossauros habitando a sua superfície.