Não erre mais: saiba como escolher bananas no mercado

Confira as dicas de como escolher a fruta mais consumida pelos brasileiros.

Oriunda da China, a banana se adaptou muito bem ao clima tropical do Brasil, sendo produzida em todos os estados brasileiros. Atualmente, ela é a segunda fruta mais exportada, ficando atrás somente da laranja.

continua depois da publicidade

Ela é bastante conhecida dos brasileiros, tanto que é a fruta mais consumida no país. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um brasileiro consome cerca de 25 kg da fruta por ano.

Há diversos tipos de banana espalhadas pelo mundo, que se diferem pelo tamanho, tonalidade (do verde ao amarelo) e pelo sabor. Os tipos da fruta mais populares e consumidas no Brasil são:

continua depois da publicidade
  • Banana nanica: essa é uma das bananas mais consumidas. Ela apresenta um sabor adocicado;
  • Banana prata: essa é menos doce do que a nanica. Ela é uma ótima para fritura, uma vez que apresenta uma polpa mais consistente;
  • Banana terra: essa é uma das maiores entre os tipos existentes. Ela é ideal para frituras ou assados. Apresenta uma polpa um pouco escura;
  • Banana maçã: essa lembra o aroma da maçã, daí o seu nome. Apresenta uma polpa branca e macia. De tamanho pequena, é uma ótima opção para ser consumida com aveia ou farinhas;
  • Banana ouro: esse tipo é o menor de todos. Apresenta um sabor mais adocicado, casca fina e polpa amarelada.

No entanto, embora apresente diferenças em suas características, todos os tipos de banana são muito nutritivos. Entre seus nutrientes estão as fibras, vitamina A e C, vitaminas do complexo B, antioxidantes, carboidratos, triptofano, além de minerais, como o potássio, magnésio, cálcio e o fósforo.

Agora que você já sabe um pouco mais da banana, chegou a hora de saber como escolher a fruta no mercado. Confira a seguir as dicas que preparamos para que você não erre mais nas compras.

Saiba como escolher bananas no mercado

Na hora de escolher a banana para o consumo, a dica é ter em mente em quanto tempo você pretende consumir a fruta. Para um consumo imediato, dê preferência a banana com casca bem amarela e com alguns sinais de pintas marrom, características que indicam que a fruta está madura.

continua depois da publicidade

Se a banana estiver se soltando da penca, saiba que ela está pronta para o consumo ou que talvez já esteja passando do ponto. Na hora das compras, evite as que estiverem batidas, moles ou rachadas.

Já para um consumo de 3 a 4 dias, dê preferência para as bananas “coloridas”, ou seja, aquelas de tom verde claro que está se abrindo para um tom amarelo.

Vale notar, que há exceções para as dicas apontadas acima, já que alguns tipos de banana apresentam outras características quando maduras. Veja abaixo:

continua depois da publicidade
  • Banana maçã: quando estão rachadas é sinal de que estão maduras. As amarelas são as opções para o consumo imediato. Já para o consumo de 3 a 4 dias, dê preferência para bananas mais firmes;
  • Banana terra: as pintadas de preto são as mais maduras e prontas para o consumo.