Como escolher abacate corretamente no mercado: confira 3 dicas infalíveis

Aprenda a escolher o fruto da forma correta para garantir todos os benefícios que ele traz à nossa saúde.

Originário do México, o abacate traz diversos benefícios à nossa saúde. Nos últimos anos, o fruto tem sido mais procurado pelos brasileiros graças a pesquisas científicas que o tiraram do papel de vilão da alimentação saudável.

continua depois da publicidade

O abacate é fonte rica em vitamina C, E e K e de minerais como o potássio e magnésio, nutrientes responsáveis por ajudar a hidratar e a manter a saúde da pele e do cabelo.

Em sua composição, o alimento possui também gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, a exemplo do ômega 3, que atua em nosso organismo como um antioxidante, auxiliando na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardíacas.

continua depois da publicidade

O abacate pode ser consumido por quem está querendo emagrecer ou por quem sofre de diabetes, uma vez que é fonte rica de fibras, responsáveis por aumentar a sensação de saciedade e regular a absorção dos açúcares a nível intestinal.

Mas vale notar que o seu consumo deve ser feito em pequenas porções, já que possui muitas calorias.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios proporcionados pelo fruto à nossa saúde, confira a seguir três dicas infalíveis para escolher abacate corretamente no mercado e, assim, garantir todos os nutrientes do alimento.

continua depois da publicidade

1. Verifique a cor do abacate

O abacate possui diferentes tons de verde a depender de sua fase de amadurecimento. Quando apresenta um tom de verde mais escuro, é sinal de que está maduro.

Quando em tom mais claro de verde e em aspecto mais duro é sinal de que ainda está cedo para consumi-lo. Quando em tonalidade amarronzada é sinal de que o abacate está passando do ponto para o consumo.

2. Confira a consistência do abacate

A dica é segurar o abacate no meio da mão e apertá-lo gentilmente usando toda a palma. Caso o fruto esteja levemente macio, é sinal de que está maduro.

continua depois da publicidade

Se ele estiver muito macio, é sinal de que ele está passando do ponto. Caso a pele comece a se soltar da carne do fruto, é sinal de que ele já passou do ponto.

3. Analise o talo do abacate

Verificar o talo – aquele cabinho que fica na extremidade – do abacate é outra dica infalível na hora de escolher o fruto.

Caso o talo ainda esteja no abacate, retire-o. A cor dessa parte do alimento é o que vai determinar qual é o ponto da polpa.

continua depois da publicidade
  • Base mais amarelada: o abacate ainda não está maduro o suficiente para o consumo;
  • Base mais esverdeada: o abacate está maduro, devendo ser consumido de imediato;
  • Base mais escura ou amarronzada: o abacate passou do ponto.