Afinal de contas, Plutão é ou não é um planeta? Entenda

Em 2006, Plutão foi rebaixado a planeta anão. No entanto, recentemente, cientistas começaram a contestar este posto.

“Plutão não é mais planeta mas você pode crer / Que volta a ser planeta com nós dois lá”, esse é um trecho da música Casal do ano (Plutão), do grupo Atitude 67. Infelizmente, a definição de um planeta não é tão fácil assim. Na classificação atual, oficializada em 2006, para ser considerado planeta um objeto deve:

continua depois da publicidade
  1. Orbitar uma estrela;
  2. Ter equilíbrio hidrostático, ou seja, ser redondo;
  3. Ser o astro dominante gravitacionalmente de sua órbita.

Tendo em mente essa classificação, Plutão não alcança o terceiro requisito devido a presença de Caronte, considerado satélite natural do planeta anão. Os dois astros orbitam num centro de massa comum, ou seja, não há predominância de um sobre o outro, estão em equilíbrio. Por isso, há 15 anos, Plutão foi rebaixado ao posto de planeta anão.

Todavia, estudos recentes colocam outras perspectivas em voga. Segundo especialistas, o critério de rebaixamento de Plutão foi baseado em ideias retrógradas, que, para além da astrologia, reúne ideias de folclore. Por isso, a definição oficial da UAI (União Astronômica Internacional) que categorizou Plutão como planeta-anão precisaria ser revista.

continua depois da publicidade

Os principais apoiadores da ideia argumentam que esta definição nuhttps://www.tudobahia.com.br/mundo/2022/03/30/nasa-identifica-mais-de-5-mil-planetas-fora-do-sistema-solar/nca havia sido usada antes, o que pode ser um grande erro. E ainda, outra crítica é de que os critérios de definição, registrados em 2006, são os mesmos desde o século 17.

O que leva a crer que os requisitos estão ultrapassados, tendo em vista que os estudos da astronomia evoluíram de maneira contundente nos últimos anos. Essa evolução deve-se a criação de super telescópios, missões modernas e, cada vez mais, descobertas sobre o universo.

Para acompanhar esse levante, seria necessário um novo sistema robusto de classificação planetária. Bom, Plutão ainda é considerado um planeta-anão, porém as críticas recentes e os avanços futuros podem mudar esta realidade. Quem viver, verá.

continua depois da publicidade