Por que os filhotes de cachorro gostam tanto de morder as coisas?

Se você tem um cãozinho pequeno em casa, sabe muito bem que o danado é um grande mordedor de tudo o que aparece pela frente. Por que será?

Não é novidade que cachorros pequenos gostam de morder o que vier pela frente. De pés de cadeira a sapatos e fios de tomada, esses sapecas parecem ter uma habilidade específica para destruir o que puderem com as suas mordidas insistentes e fortes.

continua depois da publicidade

Se você está passando por uma situação parecida no momento e já perdeu as contas do prejuízo que o doguinho da casa trouxe, pode começar a se acalmar, pois esse comportamento tem explicação e, na maioria dos casos, não dura por muito tempo.

Por que seu cachorro morde tudo?

O primeiro motivo que faz um filhote de cachorro morder todos os móveis e objetos da casa é a dentição. Da mesma forma que os bebês humanos também ficam aliviados quando ganham um mordedor, seu cãozinho sente o mesmo alívio ao mordiscar aquela sua bolsa tão bonita e cara.

continua depois da publicidade

O atrito provocado pelas mordidas causa um alívio na coceira e no incômodo que os cães sentem na gengiva quando seus dentinhos estão nascendo. Para resolver o problema, é preciso que você não deixe seus itens mais valiosos ao alcance do seu cachorro e que, claro, compre brinquedos adequados para esse fim.

Existem inúmeras opções de mordedores nos pet shops, sendo que muitos deles são pensados para cachorros filhotes. Ter esses itens em casa pode ajudar você a lidar melhor com o problema.

Além da dentição, alguns cães mordem tudo porque têm um temperamento mais agitado e, na hora de brincar, acabam extrapolando e mordendo o que aparece pela frente. Lembre-se de que os filhotes são extremamente curiosos e gostam de explorar novos sabores, cheiros e texturas. Com o passar do tempo, esse problema tende a se resolver

continua depois da publicidade

Quando o cachorro continua mordendo tudo mesmo já na idade adulta, é preciso ter mais atenção ao analisar o caso. Pode ser algo simples, como chamar a atenção dos tutores, ou indicar algum outro problema de saúde.

O ideal é buscar, então, a ajuda de um veterinário especialista em comportamento animal e, com a ajuda desse profissional, estudar métodos e adestramentos que possam resolver o problema.