Inteligência canina: confira 5 curiosidades que você não conhecia

A inteligência dos doguinhos vai muito além de pegar a bolinha e trazer de volta.

De bobo, nem a cara. A inteligência dos cachorros é enorme e diversas pesquisas a comprovam. Para não restar dúvidas sobre a capacidade dos neurônios caninos, separamos uma lista com 5 curiosidades que envolvem a sabedoria destes animais. Confira:

continua depois da publicidade

1. Linguagem

Algumas pesquisas mostram que a inteligência de um cão adulto é equivalente a de uma criança de 2 anos de idade. Dessa forma, quando bem treinado, os cachorros podem chegar a compreender até 250 palavras, além de alguns numerais.

Os doguinhos podem aprender o significado de palavras específicas através de processos lógicos de dedução. A raça Border Collie, conhecida por sua inteligência, pode chegar a aprender mais de mil comandos, a partir do adestramento.

continua depois da publicidade

2. Cães enganam seus tutores

A Universidade de Viena, na Áustria, demonstrou, através de uma pesquisa, que os cachorros tendem a desobediência quando estão longe dos tutores ou quando esses estão distraídos.

Ou seja, quando são observados, os dogs se comportam melhor, afinal a punição chegaria mais fácil e, quando sozinhos costumam aprontar mais.

3. O cheiro das emoções

A capacidade cognitiva junto ao olfato apurado faz os cachorros conseguirem sentir até o cheiro das emoções. Estes animais possuem o órgão vomeronasal, acima do céu da boca, o que garante a identificação dos cheiros de alguns hormônios.

continua depois da publicidade

Assim, eles conseguem notar quando alguém está mais estressado, feliz e, até mesmo, doente.

4. Memória

A memória dos cães também é mais uma prova de sua inteligência. Com facilidade eles conseguem memorizar comandos, aprender truques, nomes, imagens e sons.

Através do olfato, os cachorros conseguem até “voltar ao passado” e saber, por exemplo, quem esteve na sua casa, o que você comeu etc.

continua depois da publicidade

5. Comunicação

A comunicação canina é muito clara. Por meio do olhar, com o corpo ou pelos latidos, o animal consegue demonstrar seus desejos e vontades.

Quem tem um doguinho em casa sabe bem. De longe dá para saber quando ele está com fome ou quer passear, por exemplo.