Mulheres estão ficando grisalhas mais cedo do que o normal; entenda

Antigamente, os primeiros fios brancos apareciam em mulheres com mais de 25 ou 30 anos, hoje os cabelos brancos já estão aparecendo antes dessa faixa etária.

Você é mulher com menos de 30 anos de idade e percebeu que já nasceu os primeiros fios brancos no seu cabelo? Saiba que você não é a única, uma vez que as mulheres estão de fato ficando grisalhas mais cedo do que o normal. E os grandes responsáveis do aparecimento precoce dos fios brancos são a genética e o estilo de vida.

continua depois da publicidade

Antigamente, as mulheres começavam a notar os primeiros cabelos brancos após os 25 ou 30 anos, faixa etária em que os melanócitos, células que produzem o pigmento no bulbo capilar, começam a não ser mais capazes de produzir melanina.

Mas, por conta da genética e do atual estilo de vida, muitas mulheres com menos de 30 anos já têm cabelos brancos ou são grisalhas. E isso vem atingindo a população como um todo. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo publicado em 2012 na British Journal of Dermatology, de 6% a 23% da população mundial terá metade dos cabelos brancos até os 50 anos.

continua depois da publicidade

Os fatores genéticos estão muito relacionados ao aparecimento precoce de cabelos brancos. Se o pai ou a mãe da mulher viram nascer seus primeiros fios brancos quando ainda muito jovens, é provável que essa mulher também terá cabelos brancos precocemente.

Outro motivo, como já dito, tem a ver com o estilo de vida, que tem levado às mulheres a um estresse excessivo. Em situações de estresse prolongado, o hormônio cortisol é liberado no organismo e a sua permanência pode causar uma inflamação, resultado em um estresse oxidativo e, por consequência, na morte dos melanócitos.

Vale notar que outros motivos podem explicar o aparecimento precoce de cabelos brancos, como as doenças autoimunes, a exemplo do vitiligo, e doenças do couro cabeludo, a exemplo de infecções, alopecia, areata e tinea capitis.

continua depois da publicidade