Não sofra mais: confira 3 dicas para organizar sua mala de viagem

Se você passa por poucas e boas na hora de organizar sua bagagem, veja nossas dicas sobre como descomplicar esse processo.

Viajar é sempre uma delícia, mas arrumar as malas pode ser um verdadeiro pesadelo. Se você está no time das pessoas que não conseguem ter sucesso na hora de fazer a bagagem, talvez só precise se organizar um pouco mais e seguir algumas dicas que fazem toda a diferença.

continua depois da publicidade

Confira abaixo alguns truques que facilitarão a sua vida na hora de fazer as malas e ajudarão você a curtir a viagem com mais calma e tranquilidade:

Faça uma lista de todos os itens que não podem faltar

Fazer listas é fundamental na hora de arrumar as malas. Você pode dividir sua lista em setores e adicionar os itens que não podem ficar de fora em categorias como: roupas, sapatos, medicamentos, acessórios, eletrônicos, produtos de higiene e por aí vai.

continua depois da publicidade

Ao relacionar cada item necessário, você consegue ter uma visão mais ampla da sua bagagem e, assim, consegue organizar tudo mais rapidamente e com mais eficiência.

Aproveite para analisar quais itens são desnecessários. Se você vai ficar em um hotel, não é preciso levar roupa de cama, por exemplo. Se vai para um lugar com rios e cachoeiras, é importante não se esquecer dos trajes de banho.

Escolha a mala certa

Várias perguntas devem ser respondidas na hora de escolher a mala ideal:

continua depois da publicidade
  • A viagem vai ser muito longa? Em casos de bate-volta, não é preciso uma mala grande demais.
  • Você vai viajar com mais alguém? O ideal mesmo é fazer malas individuais, mas em caso de viagem em família, dá para escolher uma bagagem maior e dividir o espaço.
  • Vai viajar de avião ou fazer um passeio mais aventureiro? Se for viajar de avião, o melhor é usar malas de rodinhas e escolher uma bagagem de mão que caiba na cabine da aeronave. Agora, se você for para um acampamento, por exemplo, prefira um mochilão.

Como organizar as peças

Antes de fazer as malas, separe as roupas e coloque em um varal com sol aquelas peças que estão guardadas há muito tempo. Prefira sempre aquelas roupas que amassam menos e cuide na hora de dobrá-las, para que não fiquem amarrotadas.

Forre a mala com as calças jeans e casacos. Depois, acomode as peças mais delicadas e faça rolinhos com as camisetas e pijamas, para que preencham os espaços que eventualmente ficam vazios.

Sempre leve produtos de higiene em uma necessaire ou dentro de um saco plástico, para que o estrago não seja muito grande em caso de vazamento.

continua depois da publicidade

Fazer as malas dá trabalho, mas você pode encarar essa atividade como parte do ritual bacana que é viajar. Com organização, pode ter certeza de que vai dar tudo certo.