Como a Lua surgiu? Veja 4 teorias que tentam responder essa pergunta

Entenda quais são as hipóteses que explicam o surgimento deste satélite natural da Terra.

A Lua já serviu de inspiração para muitos povos. Na mitologia romana, o satélite natural da Terra era associado à deusa Diana, conhecida por sua habilidade na caça e pureza. Para os maias, povo pré-colombiano da América Central, a Lua estava relacionada à feminilidade e à fertilidade.

continua depois da publicidade

Mais próximo de nós, para os guaranis, o satélite era uma deusa chamada Jaci, protetora dos amantes e das plantas. Da antiguidade ao contemporâneo, as histórias em torno da Lua foram se atualizando.

Hoje, os efeitos deste astro na Terra são provados pela ciência, a exemplo das marés altas e baixas nos oceanos, que acontecem devido a força gravitacional da Lua em nosso planeta. Mas, afinal, como ela surgiu?

continua depois da publicidade

Ainda não se sabe, detalhadamente, como este satélite natural foi formado. Porém, várias teorias buscam explicar seu surgimento. Por isso, trouxemos uma lista com algumas hipóteses sobre a formação da Lua. Confira:

1. Teoria de Co-Acréscimo

Esta teoria acredita que Lua se formou ao redor da Terra, no início do Sistema Solar. Segundo ela, com a formação da Terra, alguns materiais sobraram e ficaram gravitando ao redor. O que justifica a teoria são características comuns em ambas as superfícies, como a idade de algumas rochas.

Porém, existem grandes diferença entre os dois astros, o que faz duvidar desta explicação.

continua depois da publicidade

2. Teoria da Captura

Segundo tal análise, a Lua teria sido formada distante da Terra, no entanto, ao passar próxima do nosso planeta, ela foi capturada pela força gravitacional. A teoria não é amplamente aceita, pois, cálculos demonstram que a gravidade da Terra não conseguiria capturar um objeto tão grande quanto a Lua.

3. Teoria da Fissão

Nesta abordagem acredita-se que, no passado, a Lua e a Terra formavam um corpo só, porém o satélite acabou se soltando do nosso planeta. Isso teria acontecido pois a Terra começou a girar em torno de si mesma em uma velocidade muito grande, assim, pedaços foram jogados para longe.

Entretanto, uma das críticas a esta teoria é que se a Lua tivesse mesmo se desprendido do nosso planeta sua órbita seria diferente.

continua depois da publicidade

4. Teoria da grande colisão

Por fim, a principal teoria sobre a formação da Lua é a grande colisão. De acordo com esta hipótese, um grande corpo celeste, chamado Theia, colidiu com a Terra quando ela ainda estava em formação, há cerca de 4,5 bilhões de anos.

Na data, nosso planeta era uma grande bola pastosa e quente e, com a batida, um pedaço do globo terrestre se soltou e formou a Lua.