4 coisas inteligentes que você deve fazer antes de dormir

Se contar carneirinhos não está resolvendo, confira estas dicas de como melhorar a qualidade do seu sono.

O estresse e a agitação do cotidiano, às vezes, nos acompanham até na hora de dormir. Daí, você começa a contar carneiros, muda a posição, bebê água, checa o celular… e nada de descanso. Para muitos o que seria o momento de relaxamento torna-se motivo de mais tensão.

continua depois da publicidade

O que é preocupante visto os malefícios de uma noite mal dormida. Dessa forma, a fim de te ajudar a ter um melhor descanso, separamos uma lista de coisas inteligentes a se fazer antes de dormir. Porém, caso perder o sono seja algo recorrente, procure um médico.

1. Tenha horários

Cumprir horários nem sempre é fácil, no entanto ter uma hora certa para dormir pode aumentar a qualidade do sono. O ideal é criar uma rotina, com horário definido para acordar e se deitar.

continua depois da publicidade

Dessa maneira, você garante a fluidez do ritmo circadiano e do ciclo biológico, que é influenciado pela variação da luz, por exemplo. Ao garantir que estas variáveis funcionem bem, você está contribuindo para o bom funcionamento do seu organismo como um todo.

2. Realize tarefas

Pode parecer contraditório, mas realizar algumas tarefas antes de dormir pode ajudar a conseguir bons roncos.

Não me refiro a grandes esforços, não vá capinar um lote pouco antes de deitar-se. A recomendação é fazer pequenas tarefas, como lavar a louça ou dobrar roupas. Além de ajudar a relaxar, a conclusão desses afazeres proporciona uma sensação de satisfação, logo, pode-se alcançar um sono mais eficaz.

continua depois da publicidade

3. Crie um ritual

A preparação para dormir nada mais é que um ritual. E, como todo ritual, existem alguns requisitos que precisam ser cumpridos. Tomar um bom banho é um ótimo começo, sem exagerar na água quente e cerca de duas horas antes de dormir.

Outras dicas são: leia um livro, faça meditação, pratique algum exercício de ioga e desconecte-se do celular. Todos esses hábitos, feitos diariamente, contribuem para o relaxamento da mente e corpo, assim, cooperam para um melhor sono.

4. Reflita

Outra boa estratégia é parar e pensar. Reflita: como foi seu dia, quais tarefas realizou, quais atividades falhou ou poderia ter feito diferente. Sem se culpar, tente encontrar seus erros – que podem tornar-se aceitos – e as vitórias – que devem perpetuar-se.

continua depois da publicidade

Em seguida, comece a planejar o dia que está por vir: o que precisa ser feito, quais são os planos a curto e longo prazo, novamente, sem se cobrar e colocar-se para baixo, pense que o amanhã é uma nova oportunidade.