Saiba como evitar que as bananas amadureçam muito rápido

Confira algumas dicas para que as bananas durem mais tempo aí na sua casa.

A banana é uma fruta muito saudável e bastante popular na casa dos brasileiros. O problema é que, tão comum quanto ela, é também o fato de que as bananas amadurecem rápido demais às vezes, o que pode provocar desperdício.

continua depois da publicidade

Para evitar que aquela banana tão amarelinha se transforme em lixo orgânico depois de chegar em sua casa, coloque em prática as dicas a seguir, que fazem com que a fruta demore um pouco mais para ficar madura:

Guarde as bananas na geladeira

Ainda que essa fruta seja tradicionalmente um alimento para ficar fora da geladeira, a verdade é que nem sempre isso é possível.

continua depois da publicidade

Se a ideia for atrasar o amadurecimento da banana, você pode guardá-las dentro de um saquinho plástico bem fechado na geladeira.

Aposte no plástico-filme

Esse acessório extremamente útil e versátil pode fazer com que as bananas durem mais tempo depois da compra. Você só precisa enrolar os cabinhos da banana em tiras de plástico-filme e pronto: isso ajudará a atrasar o processo de amadurecimento.

O truque pode ser feito no cacho inteiro ou individualmente.

continua depois da publicidade

Congele as bananas bem maduras

Uma forma de aproveitar aquelas bananas que já estão maduras é cortá-las em rodelinhas e congelar a fruta. Dessa forma, você poderá usar as bananas em receitas como sucos, vitaminas, smoothies, milkshakes e sorvetes veganos.

Use o truque do papel alumínio

Se você não tiver plástico-filme para enrolar os cabinhos da banana, pode fazer isso com folha de alumínio, pois o efeito será o mesmo. Esse material colabora também para que a fruta fique mais firme, mais doce e para que amadureça no tempo ideal, seja na temperatura ambiente ou na geladeira.

Viu só como é possível fazer com que seu cacho de bananas dure mais tempo? Agora é só colocar as dicas em prática e evitar o desperdício.

continua depois da publicidade