Pão de cará: iguaria é considerado patrimônio cultural de Santos

Lei sancionada neste mês transformou a comida em uma verdadeira representante da cidade.

O vereador Benedito Furtado (PSB) foi o responsável por trazer para o plenário da Câmara Municipal de Santos o Projeto de Lei (PL) 022/2022, que reconhecia o pão de cará como um elemento muito importante da história e cultura do município, sendo digno, portanto, de ser considerado um patrimônio cultural.

continua depois da publicidade

Segundo o vereador “toda região tem seus costumes e tradições e a gastronomia é uma das principais receitas para diferenciar estados e municípios, como o chimarrão, o acarajé, o queijo de minas e por que não o pão de cará?”.

Um pão feito de cará?

Na verdade, o pão não tem ligação direta com o tubérculo que lhe dá nome. A receita usa farinha, margarina, fermento, açúcar e alguns ingredientes que variam de padeiro para padeiro.

continua depois da publicidade

O resultado é uma massa que visualmente lembra muito o tradicional pão de leite, mas com um sabor único de Santos. Fato que leva, inclusive, algumas pessoas a levarem essa iguaria para presentear amigos que moram fora da cidade.

Mais do que simplesmente um reconhecimento

Segundo Antônio Pires Gomes, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos e Região (Sinaspan), o reconhecimento pode abrir diversas possibilidades para os empresários do ramo que ele representa.

Ele afirma que “poderemos explorar o potencial de vendas para o turista, que, além de conhecer as praias, o centro histórico e demais atrativos, vai poder conhecer um item da culinária que está ligado diretamente à cultura de Santos.”

continua depois da publicidade

Várias apresentações

Como todo pãozinho, o de cará é consumido com diversos recheios, isso já trouxe a ideia, apresentada pelo Sr. Antônio Gomes, de realizar um concurso para eleger o melhor de todos.

Essa lei valoriza a cultura e a história local de Santos e pode servir como incentivo para outras cidades fazerem o mesmo com seus pratos típicos.