Como se sair bem em dinâmica de grupo? Veja 12 dicas de ouro

Precisa garantir uma vaga de emprego? Confira o que pode melhorar seu posicionamento em dinâmicas de grupo.

A busca por um novo emprego pode envolver alguns processos de seleção específicos, como a dinâmica de grupo. Esse tipo de avaliação costuma reunir vários candidatos à vaga e que tiveram seus currículos aprovados após uma primeira análise e entrevista.

continua depois da publicidade

Se você vai participar de uma dinâmica de grupo em breve, é preciso ter alguns cuidados para criar uma boa impressão na pessoa que está recrutando os novos funcionários. Veja, a seguir, algumas dicas para se sair bem nesse tipo de processo seletivo:

  1. Estude a empresa: sempre dá tempo de estudar um pouquinho a respeito da empresa na qual você quer trabalhar. Com a internet, é possível descobrir quais são os aspectos corporativos mais importantes da companhia.
  2. Estude um pouco sobre dinâmicas de grupo: as dinâmicas de grupo podem variar conforme o cargo, por isso é bacana pesquisar, com antecedência, como costumam ser os processos seletivos para a função que você deseja ocupar.
  3. Leia notícias sobre o seu segmento: se você está se candidatando a um cargo de contabilidade, por exemplo, é fundamental ter noções a respeito das notícias sobre economia e áreas similares.
  4. Fale com um funcionário: se for possível, converse com alguém que já trabalha nessa empresa e pergunte se essa pessoa tem alguma dica específica.
  5. Seja pontual: acredite ou não, mas alguns candidatos são reprovados em alguns testes justamente porque não chegaram no horário combinado.
  6. Atente-se para a sua imagem: escolha com antecedência quais roupas serão usadas no dia da dinâmica. Evite peças extravagantes e desconfortáveis.
  7. Demonstre confiança: lembre-se de que essa é apenas uma dinâmica, uma apresentação. Não há necessidade de muito nervosismo. Autoconfiança costuma ser um aspecto bem valorizado na hora da contratação.
  8. Não invente histórias: não minta a respeito do seu histórico profissional ou do seu currículo.
  9. Seja uma pessoa simpática: cumprimente a todos com um sorriso no rosto, busque ser natural e demonstre estar de bom humor. Os recrutadores costumam não gostar de pessoas nervosas demais ou que não conseguem conversar tranquilamente com desconhecidos.
  10. Não interrompa: durante a dinâmica, evite conversas paralelas. É importante sempre prestar atenção no que está sendo dito.
  11. Esqueça os outros: não perca tempo tentando avaliar os outros candidatos. Foque-se apenas no seu desempenho.
  12. Mostre que trabalha bem em equipe: se algo for proposto em grupo, jamais seja a pessoa que faz tudo sozinha ou que fica sem participar. A dinâmica em grupo é um ótimo momento para você demonstrar que se dá bem trabalhando em equipe.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para o seu processo seletivo. Boa sorte.

continua depois da publicidade