Veja 10 coisas que você precisa saber antes de morar sozinho

Vai sair da casa dos seus pais? Então veja algumas coisas importantes que você precisa saber antes dessa mudança.

Ser uma pessoa independente é o sonho de quase todo mundo durante a adolescência, mas a verdade é que a vida adulta não é um mar de rosas. Antes de decidir morar só com a sua própria companhia, é preciso ter conhecimento a respeito de algumas coisas importantes para a vida de “gente grande”.

continua depois da publicidade

Pensando nisso, separamos algumas informações fundamentais para que você não se desespere diante do primeiro perrengue. Veja, a seguir, algumas coisas que você precisa saber antes de ir morar sozinho:

  1. Alugar uma casa é difícil: além do quesito “preço”, que é o mais importante de todos, saiba que, na maioria dos casos, os contratos de locação de imóvel são exigentes. Você precisará de um fiador ou de um valor substancial para pagar seguro fiança ou alguns meses com adiantamento. Pesquise bem.
  2. Estar sozinho nem sempre é legal: morar sem ninguém para conversar pode ser incrível, mas também é uma experiência forte, pois as pessoas às vezes se sentem sozinhas e nem sempre esse sentimento é agradável.
  3. As responsabilidades são maiores: você será a pessoa responsável por lavar a louça, pagar a conta da internet, limpar a casa, ir ao supermercado etc.
  4. Será preciso cozinhar: viver de delivery não é para o bolso de todo mundo e comer fast food enjoa, sabia? Aprenda a fazer o básico na cozinha, pois você precisará cozinhar arroz, feijão, legumes e por aí vai.
  5. Os boletos não cansam de chegar: pagar contas é regra da vida adulta. Você se assustará com a quantidade de boletos, mas não há como fugir deles.
  6. Seu sábado será sinônimo de faxina: foi-se o tempo em que os fins de semana eram dias livres para passear e visitar amigos. Agora, o sábado será o dia da faxina e de ir ao supermercado.
  7. É preciso se organizar: organização é muito mais do que colocar as roupas no lugar. Agora, morando sozinho, você precisa organizar seus gastos, organizar a casa, organizar a lavagem de roupa suja e por aí vai.
  8. É bem provável que você precise de ajuda: ligue para a sua mãe, para a avó ou para aquele tio que sabe tudo, mas ligue. É normal precisar de ajuda com coisas bobas, como trocar o gás do fogão ou a resistência do chuveiro.
  9. O micro-ondas será seu melhor amigo: se ainda não tem, dê um jeito de comprar ou peça de presente para algum familiar mais próximo.
  10. Ser adulto é perrengue: não adianta romantizar a vida adulta, pois ela é cheia de contas, responsabilidades e perrengues. O jeito é aceitar e se organizar para dar conta do recado. Com o tempo, as coisas melhoram.

Pois é… A vida de adulto é mesmo cheia de responsabilidades. Não dá para fugir nem se esconder ou empurrar os problemas com a barriga para sempre.

continua depois da publicidade

O ideal é ter responsabilidade e pedir ajuda sempre que preciso. Depois do susto inicial, você vai ver que a sua independência é a sua maior riqueza.