Você sabe para que serve o lado azul da borracha? Descubra aqui

A parte azul da borracha é menor e perceptivelmente mais dura. Isso porque ela não é para apagar tinta de caneta. Saiba mais.

As famosas borrachas de duas cores fizeram parte de nossas vidas em boa parte da nossa infância, adolescência e até na fase adulta. Seria impossível esquecê-la depois de anos e anos de ilusão, achando que a parte azul da borracha servia para apagar tinta de caneta esferográfica. Acreditando que seria possível tal façanha, nós já rasgamos muitas folhas nesta tentativa. Mas afinal, existe uma função diferenciada e específica para a parte azul da borracha escolar de duas cores?

continua depois da publicidade

Essa resposta é muito objetiva: sim. A parte azul da borracha é menor e perceptivelmente mais dura. Isso porque ela não é para apagar tinta de caneta, mas para ser utilizada em superfícies mais duras, tais como cartolinas, madeira, entre outros locais. Por ser mais áspera e possuir efeito abrasivo com utilização de pequenos cristais pontiagudos em sua composição, esse lado da borracha acaba provocando uma espécie de lixamento da superfície.

Muitas vezes, quando tentamos apagar tinta de caneta da folha de um caderno, acabávamos furando o papel. Isso porque, ao invés de remover somente a tinta, como ocorre quando usamos o lado vermelho da borracha para apagar escritos a lápis, a borracha azul acaba desgastando tudo. Escritos de caneta numa superfície mais sólida, como cartolina, por exemplo, podem até ser removidos, mas a depender da profundidade pode deixar o papel ainda inteiro.

continua depois da publicidade

Inicialmente, a fabricante utilizou como testes para remoção, de fato, da tinta do papel, mas parece que a ideia não foi das melhores. Isso ocorre porque a tinta da caneta penetra dentro das fibras do papel, diferente do lápis que risca somente a parte superior.