Cachorros que não crescem muito: veja lista com 11 raças

Se você não detém uma grande estrutura ou é apaixonado pelos baixinhos, os cachorros de pequeno porte são uma ótima opção.

Para quem não abre mão de estar com um doguinho do lado, mas não possui uma estrutura para abrigar um animal de grande porte, as raças que não crescem muito podem ser uma solução. Isso porque, cachorros maiores precisam de grandes espaços para circulação, além de gerarem mais gastos com higiene, exercício, comida, etc.

continua depois da publicidade

Além disso, os pequenos são mais fáceis de transportar, ou seja, uma opção para quem se desloca com frequência. Assim, para te ajudar na escolha do pet que se encaixa na sua vida, separamos uma lista com 11 raças que não crescem muito, confira:

1. Pug

Esta é uma das raças mais antigas do mundo e atinge, em média, 30 cm. O pug é uma fofura e, por ter uma personalidade mais calma, é uma boa opção para apartamentos.

continua depois da publicidade

2. Chihuahua

Assim como o pug, esta é uma raça milenar. Famoso pelo temperamento forte, o chihuahua atinge cerca de 20 cm de altura. O cão pode não ser tão amigável com estranho, mas costuma ter laços fortes com seus tutores.

3. Dachshund

O “salsichinha”, geralmente, se relaciona muito bem com crianças e com a família que o acolhe. Assim como o chihuahua, o dachshund tende a latir para estranhos e adestrá-lo é um desafio.

4. Sem raça definida

Um dos símbolos brasileiros, o vira-lata pode ser uma boa opção, visto que não possui raça definida, logo, pode ser de tamanhos variados.

continua depois da publicidade

5. Yorkshire Terrier

A raça é indicada para espaços pequenos, pois, apesar da alta energia, ela não precisa de muitos exercícios. O yorkshire terrier possui um pelo longo e sedoso, o que exige um cuidado especial.

6. Lulu da Pomerânia

A raça é uma fofura, mas, não se engane, o lulu pode latir muito e ter comportamentos agressivos. Porém, isso pode ser facilmente resolvido com adestramento. Por ter muito energia, o cão precisa de bastante atividade física.

7. Pequinês

O próprio nome conta bastante sobre o cão. O pequinês alcança em média os 20 cm. De personalidade muito dócil, a raça é peluda e tem muita energia para gastar.

continua depois da publicidade

8. Maltês

O Maltês é uma raça muito antiga e, diferentes de algumas já apresentadas, ele não costuma comprar briga nem com humanos, nem com outros cães. A raça é muito calma, mas adora brincar, logo, exige grande atenção do tutor.

9. Shih-Tzu

A raça chega a medir até 30cm de altura, é peluda e adora brincar com os tutores. Porém, caso não goste sua energia, pode ter comportamentos desequilibrados, como roer móveis e desobedecer a comandos.

10. Lhasa Apso

Simpático, peludo e fofo, precisa de mais alguma coisa? O Lhasa Apso tem pelos longos e atinge em média 25 cm. A raça costuma se adaptar bem a diferentes ambientes, sendo uma boa opção para apartamentos.

continua depois da publicidade

11. Pinscher

O mini cachorro que não cresce é conhecido por sua energia inesgotável. A raça é uma ótima companhia para quem gosta de brincar.