3 corações e 9 cérebros: veja fatos curiosos sobre os polvos

Conheça mais algumas coisas interessantes a respeito desses animais marinhos.

Se você assistiu ao documentário “Professor Polvo”, disponível na Netflix, já sabe que esses animais são criaturas extremamente inteligentes e deixam a vida marinha ainda mais digna de admiração.

continua depois da publicidade

Hoje, falaremos um pouco sobre os polvos, sua fisiologia e características específicas de comportamento. Confira a seguir:

Os polvos adoram brincar

Um dos sinais relacionados às altas capacidades cognitivas dos polvos é, com certeza, o fato de que esses animais gostam de brincar. A psicóloga Jennifer Mather, que estuda o comportamento dos polvos há algumas décadas, realizou um teste interessante com os animais.

continua depois da publicidade

Em um tanque com polvos gigantes, no Aquário de Seattle, nos EUA, ela colocou algumas embalagens de plástico. Depois que os animais entenderam que os objetos não eram comestíveis, começaram a brincar com eles, jogando em direção aos outros polvos, quase como se fosse um “vôlei”.

Têm um DNA complexo

Não parece, mas os polvos têm mais genes do que nós, seres humanos. Enquanto o genoma humano é constituído por aproximadamente 27 mil genes, o genoma dos polvos é formado por 33 mil.

Essa marca os coloca em primeiro lugar quando o assunto é o material genético de animais invertebrados.

continua depois da publicidade

Quase todas as suas células cerebrais estão em seus tentáculos

O sistema nervoso dos polvos é simplesmente impressionante. Com aproximadamente 500 milhões de neurônios, esses animais têm uma complexidade e inteligência semelhante à de mamíferos pequenos, como os cachorros.

Diferentemente dos mamíferos, no entanto, as células cerebrais desses animais ficam em seus tentáculos — cada um deles tem, aproximadamente, 10 mil neurônios responsáveis por funções relacionadas ao paladar e ao tato dos bichinhos.

Fatos curiosos sobre os polvos

  1. Sim, é verdade que os polvos têm 3 corações e 9 cérebros;
  2. No mundo todo, existem cerca de 300 espécies diferentes de polvos;
  3. Assim que nasce, um bebê polvo tem o tamanho de uma pulga;
  4. O fóssil de polvo mais antigo tem 296 milhões de anos;
  5. Em alguns países, é ilegal realizar cirurgias em polvos sem aplicação de anestesia. A proibição se dá pelo fato de que esse animal é muito inteligente;
  6. Um polvo tem seis braços e duas pernas;
  7. A expectativa de vida de algumas espécies de polvo é incrivelmente pequena, com alguns animais vivendo pouco mais de seis meses;
  8. O sangue dos polvos é azul.