Como tomar decisões mais inteligentes e assertivas? Veja 5 truques

São truques simples e que podem facilmente ser inseridos na rotina intensa do dia a dia. Conheça-os.

Para muitas pessoas, tomar uma decisão é um desafio muito grande. Para elas, é difícil decidir desde sobre coisas simples, como escolher um restaurante para comer ou decidir o que comer dentre as opções do cardápio, até sobre coisas mais complexas e delicadas, como mudar de emprego, fazer ou não uma transição de carreira, ou mudar de cidade.

continua depois da publicidade

Uma consequência da dificuldade de se decidir é que uma pessoa indecisa pode ver sua evolução na vida pessoal e o seu crescimento na carreira serem retardados.

Mas, as pessoas indecisas não precisam se desesperar, porque há truques que podem ajudá-las a tomar decisões mais inteligentes e assertivas. Abaixo, conheça 5 desses truques. E, se você for uma pessoa indecisa, coloque-os em prática desde já.

continua depois da publicidade

1. Faça uma lista de prós e contras de cada opção

Um truque para decisões mais inteligentes e assertivas é fazer uma lista de prós e contras de cada opção. Essa lista vai te ajudar a pensar de forma mais crítica sobre cada possibilidade e acalmar seus pensamentos.

2. Converse sobre sua indecisão com outras pessoas

Outro truque é conversar sobre a sua indecisão com pessoas de sua confiança, como amigos e familiares. Isso vai te ajudar a ter uma visão mais ampla sobre cada opção e te encorajar a tomar determinada decisão.

Mas, tenha pensamento crítico em relação aos conselhos dessas pessoas para que elas não te influenciem a tomar uma decisão errada.

continua depois da publicidade

3. Tome consciência de seus valores

Ao tomar uma decisão, é importante ter clareza de seus valores, pois eles vão funcionar como um guia na hora de decidir de forma mais inteligente e assertiva.

Uma decisão pode violar seus valores, enquanto outra pode ir ao encontro deles.

4. Reserve um tempo do seu dia para pensar na decisão

Tomar uma decisão inteligente e assertiva exige um certo tempo de dedicação. Por isso, o truque é reservar um tempo do seu dia para pensar nas opções que você tem.

continua depois da publicidade

Se a decisão for importante, reserve um tempo maior, caso contrário, reserve apenas alguns minutos. Seja qual for o tempo, ele te ajudará a ponderar melhor sobre cada escolha.

5. Se prepare para pensar sobre sua decisão

Com a rotina intensa do dia a dia, é normal ficarmos estressados. No entanto, esse estresse acaba afetando, entre outras coisas, a nossa tomada de decisão. Com isso, decisões podem ser tomadas de maneira impulsiva.

Então um truque é se preparar antes de pensar sobre a decisão a ser tomada, com a adoção de algumas práticas, como a meditação e exercícios de respiração. Essas práticas irão aliviar o seu estresse, te trazer mais tranquilidade e acalmar seus pensamentos.

continua depois da publicidade

Assim, você conseguirá pensar melhor sobre a cada opção disponível.