Como o seu cachorro sabe quando você está chegando em casa? Entenda

A resposta está no olfato do seu peludo, que pode até ser considerado um superpoder. Saiba mais.

Se você tem um cachorro como animal de estimação, já sabe que ao menor sinal de sua chegada em casa, ele já está na porta te esperando todo empolgado e feliz para te encher de “lambeijos”, carinho e, claro, para brincar.

continua depois da publicidade

Mas, você já se perguntou como o seu cãozinho consegue saber que você está chegando em casa, mesmo estando a quilômetros de distância?

A resposta está no olfato do animal, que, inclusive, pode até ser considerado um superpoder diante do quão ele é desenvolvido. Para se ter uma ideia, o sistema olfativo do cachorro é milhares de vezes melhor do que a dos seres humanos.

continua depois da publicidade

Descubra, a seguir, os motivos pelos quais o olfato do seu cão é extremamente aguçado.

1. O focinho do cachorro foi desenhado sob medida

O focinho do animal foi desenhado sob medida para que ele se tornasse capaz de sentir cheiros que, para nós humanos, são imperceptíveis. O desenho do nariz permite que o cão inspire por um canal e expire por outro.

Essa anatomia, por sua vez, permite o animal cheirar muitas vezes uma amostra de ar e o ajuda a identificar mais elementos a cada farejada.

continua depois da publicidade

Além disso, o focinho do cachorro foi desenhado para ser úmido. Isso porque, a umidade presente no nariz do animal faz com que as partículas presentes no ar fiquem mais ativas e grudem mais facilmente.

2. Milhões e milhões de células olfativas

Outro fato que faz o olfato do cão ser um superpoder é a quantidade de células olfativas que o animal possui. Enquanto os humanos possuem cerca de 5 milhões dessas células, um cachorro possui, em média, 300 milhões de células olfativas. Uma diferença enorme, não é mesmo?

Essa enorme quantidade de células olfativas permite que o animal tenha uma capacidade de “cheirar” infinitamente superior em relação aos humanos.

continua depois da publicidade

Inclusive, alguns estudos concluíram que os cachorros são capazes de sentir amostras 100 milhões de vezes menores que o necessário para um humano.

3. Os cachorros conseguem respirar com cada narina – separadamente

Não bastasse isso, os cachorros são capazes de respirar separadamente com cada narina. Com essa habilidade, eles conseguem determinar a direção do cheiro, se ele está vindo a direita ou da esquerda, por exemplo.

4. Os cachorros conseguem, através do cheiro, perceber coisas do passado

Os cães ainda têm a capacidade de, através do cheiro, perceber coisas do passado. Apenas farejando locais, eles conseguem identificar quem esteve no local ou até mesmo quando a pessoa saiu.

continua depois da publicidade

Essa capacidade ainda faz o animal sentir coisas à distância, conseguindo perceber – de longe – quando alguém está se aproximando. Há relatos de cachorros que foram capazes de indicar pessoas e até mesmo objetos a uma distância de 2 km.