Por que comemoramos o Dia dos Pais em agosto? Descubra a origem

O Dia dos Pais está chegando, entenda por que a data é celebrada neste mês.

No próximo domingo (14), comemoraremos mais um Dia dos Pais. A data é, claro, cheia de cargas emotivas, seja por aqueles que podem celebrar o momento com seus pais, seja pelos que sentem a falta de um pai que já se foi ou, ainda, pelos que não têm o nome do pai no documento de identidade.

continua depois da publicidade

A primeira data comemorativa criada foi o Dia das Mães, que acabou inspirando a criação do Dia dos Pais. Ambas foram estabelecidas primeiramente nos Estados Unidos, mas hoje existem em quase todos os países do mundo.

Como o Dia das Mães foi criado por Anna Marie Jarvis, como forma de homenagear sua falecida mãe, alguns anos depois, em dezembro de 1907, devido à explosão de uma mina de carvão e que resultou na morte de 250 pais, a homenagem a eles foi criada.

continua depois da publicidade

A primeira celebração oficial em homenagem aos pais aconteceu no ano seguinte, no dia 5 de julho, em Fairmont, cidade próxima do local onde a explosão havia acontecido.

A responsável por promover o evento, que aconteceu em uma igreja, foi Grace Golden Clayton, que se comoveu com a quantidade de crianças que haviam perdido seus pais.

Celebração mundial

Curiosamente, não foi essa a primeira celebração a tornar a data difundida amplamente. A ideia começou a se tornar popular somente dois anos depois, quando outra igreja promoveu uma homenagem aos pais, graças ao incentivo de Sonora Smart Dodd, que perdeu o pai durante a Guerra Civil americana e quis homenageá-lo.

continua depois da publicidade

À época, a data escolhida foi a do aniversário do pai de Sonora, 19 de junho. Com o tempo, a ideia foi se espalhando por outras cidades, que escolhiam dias aleatórios para homenagear os pais.

Muitos projetos políticos foram feitos para tentar oficializar o Dia dos Pais nos EUA, o que só aconteceu mesmo em 1966, com o presidente Lyndon Baines Johnson decretando o terceiro domingo de junho como a data oficial.

Em 1972, durante o governo de Nixon, o Dia dos Pais se tornou um feriado nacional.

continua depois da publicidade

Dia dos Pais no Brasil

No Brasil, a data passou a ser celebrada apenas depois de 1950, com motivação principalmente comercial. A ideia foi de Sylvio Behring, publicitário que dirigia O Globo e precisava atrair mais anunciantes para o jornal impresso e a rádio da emissora.

O primeiro Dia dos Pais por aqui aconteceu em 16 de agosto, data que antigamente a igreja católica usava para celebrar São Joaquim, pai de Maria e avô de Cristo. Depois, a data passou a ser celebrada sempre no segundo domingo de agosto.

O apelo comercial pegou mesmo somente na década de 1970, quando o Dia das Mães já era um grande acontecimento. Hoje, sabemos que existem 19 datas em vários países do mundo para celebrar o Dia dos Pais.

continua depois da publicidade

Se você quiser presentear seu pai ou aquela pessoa especial que desempenha um papel paterno em sua vida, confira as nossas dicas de presentes diferentes do comum.