Cachorros realmente “choram de felicidade” ou isso é um mito?

Os seres humanos podem criar diversas interpretações para as reações dos cachorros, mas será que eles choram de felicidade mesmo? Descubra agora mesmo.

Os cachorros são capazes de manifestar diversas emoções, como animação ao balançar o rabo, satisfação ao seguir o tutor sem parar e até raiva quando estão rosnando. No entanto, será que os cachorros realmente choram de felicidade ou isso é um mito criado por seres humanos?

continua depois da publicidade

Antes de mais nada, essa matéria tem caráter informativo, e a responsabilidade das informações a seguir estão sob guarda dos autores das pesquisas.

Caso o seu animal manifeste sintomas incomuns, é fundamental buscar um veterinário especializado para evitar interpretar a situação de forma errônea.

continua depois da publicidade

Os cachorros choram de felicidade?

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Azabu, realizada por cientistas japoneses, os cachorros conseguem chorar lágrimas de felicidade.

O estudo, publicado em agosto deste ano na revista Current Biology, demonstrou que os cães derramam lágrimas por conta do hormônio do bem-estar, a oxitocina.

A princípio, o teste para obter essa informação foi realizado pelo professor do Laboratório de Interação e Reciprocidade Humano-Animal da universidade responsável pela pesquisa, pois observou sua poodle ficar com os olhos cheios de água enquanto amamentava uma ninhada.

continua depois da publicidade

Sendo assim, o professor Takefumi Kikusui decidiu estudar os efeitos da oxitocina nos animais. Foi estabelecido um experimento com 18 cães, separados de seus donos por cerca de cinco horas e reunidos novamente depois deste período. Durante o teste, foi medido o volume lacrimal dos cães antes e depois das reuniões, por meio do Teste Lacrimal de Schirmer.

As conclusões mostraram que os cães reunidos com seus tutores tiveram um aumento do volume de lágrimas, mas isso não aconteceu quando entraram em contato com estranhos.

Além disso, os níveis de oxitocina aumentaram na quantidade de lágrimas que os animais produziram, comprovando que eles podem sim chorar de felicidade.

continua depois da publicidade