Confira 5 coisas surpreendentes que certos animais fazem com seus filhotes

Os animais são biologicamente programados para proteger suas espécies, cuidando de seus filhotes, podendo chegar a limites incríveis para isso.

O reino animal pode nos surpreender ao apresentar alguns comportamentos extraordinários, especialmente com seus filhotes. A maternidade na natureza parece diferente de uma espécie para outra – drasticamente diferente. Isso porque os animais têm todos os tipos de hábitos inatos e modos de sobrevivência incríveis que afetam a forma como eles cuidam (ou não) de seus filhotes.

continua depois da publicidade

Algumas mães de animais mimam, enquanto outras “desprezam”, literalmente abandonando seus filhotes logo após o nascimento. Veja abaixo 5 coisas surpreendentes que certos animais fazem com seus filhotes na natureza.

1. Gazela

Para mantê-los a salvo de predadores, uma gazela fêmea esconde seus filhotes em grama alta até os dois meses de idade. A partir de então, eles passarão mais tempo com a mãe e menos tempo escondido.

continua depois da publicidade

Nessa época e ainda amamentando, os filhotes também se juntam a um rebanho. Quando os machos atingem a adolescência, eles se juntam a um grupo de solteiros e a mãe deixa de segui-lo.

2. Coala

Filhotes de coalas ficam cerca de seis meses dentro da bolsa de sua mãe alimentando-se de leite que os ajuda a formar suas orelhas, olhos (eles nascem cegos) e pele.

Quando o bebê coala tem 12 meses, eles deixam suas mães para encontrar seu próprio território.

continua depois da publicidade

3. Orca

Nascidas em grupos familiares altamente ligados chamados vagens, as orcas fêmeas ficam com suas mães pelo resto de suas vidas. Os machos saem para acasalar, mas acabam voltando. As orcas podem viver até 90 anos, então em um grupo haverá muitas gerações viajando juntas.

4. Ursa

Quer saber de onde vem o termo “mamãe ursa”? Vem do fato que muitos tipos de ursos são mães ferozmente protetoras. Quando os filhotes nascem, eles são cegos e essencialmente indefesos, contando com a mãe para tudo.

Então, mamães ursas lutam contra predadores, como ursos machos que são maiores. E mesmo depois que seus filhotes crescem, eles ainda ficam juntos. Normalmente, eles passam dois ou três anos juntos.

continua depois da publicidade

Nesse meio tempo, a mãe ursa ensina suas jovens habilidades de sobrevivência, como caçar e como migrar. Os filhotes só saem quando é hora da mãe ursa acasalar novamente e o urso macho os assusta.

5. Panda

Diferente das demais espécies da lista, a mamãe panda é impiedosa. Ela sabe que cuidar de mais de um filhote prejudicará o suprimento de alimentos para a família.

Então, ela escolhe o mais forte dos dois para cuidar e negligencia completamente o outro, muitas vezes deixando-o passar fome. Os naturalistas chamam isso de “controle de qualidade”, mas com certeza é cruel.

continua depois da publicidade