Este tipo sanguíneo é tão raro que somente 50 pessoas o possuem

Conhecido como sangue dourado, este tipo sanguíneo é tão raro que ainda não existem estudos suficientes sobre as causas e consequências dessa anomalia no organismo.

O tipo sanguíneo que é tão raro e menos de 50 pessoas no mundo possuem é chamado cientificamente de Rhesus nulo, Rh nulo ou sangue dourado. No geral, existem quatro principais grupos sanguíneos que são determinados pela presença de antígenos específicos.

continua depois da publicidade

Esses antígenos são responsáveis pela produção de uma resposta imune se o glóbulo vermelho foi introduzido numa pessoa não compatível. Por causa disso, quem tem o tipo sanguíneo A não pode doar para pessoas com tipo sanguíneo B, porque o tipo de antígeno é diferente.

Não existem estudos suficientes sobre as causas e consequências dessa anomalia no organismo. Saiba mais a seguir:

continua depois da publicidade

Qual é o tipo sanguíneo tão raro que somente 50 pessoas o possuem?

Como explicado anteriormente, as pessoas somente podem doar sangue para outros indivíduos que possuem antígenos sanguíneos compatíveis. As pessoas com sangue dourado não possuem nenhum tipo de antígeno, nem Rh positivo ou Rh positivo.

Esses indivíduos não possuem mutações nos genes que constroem essas proteínas. O primeiro caso foi identificado em uma mulher indígena na Austrália em 1961. Porém, a estimativa dos cientistas é que 1 a cada 6 milhões de pessoas tem o sangue dourado.

São somente 43 casos de sangue dourado confirmados no mundo, de modo que esse seja o tipo sanguíneo mais raro no mundo.

continua depois da publicidade

O sangue dourado é gerado por conta de uma mutação no gene RHCE do pai, o que é conhecido como uma herança autossômica recessiva, porque o pai recebeu de seus predecessores duas cópias do gene mutado.

Estima-se que o sangue dourado seja considerado universal para qualquer indivíduo que possua tipos sanguíneos raros no sistema Rh. Como não possui antígenos que possam desencadear respostas imunes perigosas, acredita-se que tenha um grande potencial para transfusões sanguíneas.