Teste o seu Raciocínio Lógico: você sabe qual é a resposta do desafio?

Que tal exercitar um pouquinho o seu cérebro com uma continha desafiadora?

Todos nós somos inteligentes e nos destacamos em algumas áreas específicas. Há quem consiga aprender novos idiomas com facilidade e, também, quem ame estudar Física Nuclear ou partituras musicais.

continua depois da publicidade

Essa facilidade costuma interferir diretamente em nossas escolhas acadêmicas e profissionais, por isso aquela sua amiga que dá aulas de inglês possivelmente já gostava do assunto quando era criança e adolescente.

Quando falamos em desafios matemáticos, no entanto, às vezes a coisa vai tão longe que mesmo os maiores especialistas do mundo não conseguem chegar a um resultado.

continua depois da publicidade

Existe um instituto chamado Clay Mathematics que oferece a recompensa de US$ 1 milhão para quem conseguir solucionar alguns enigmas da Física e da Matemática.

Atualmente, a página oficial do instituto conta com sete problemas que ainda não têm resposta, ou seja: são difíceis mesmo!

Desafio matemático

desafio de lógica

Foto: Tudo Bahia

Hoje, trouxemos um desafio matemático que pode deixar muitas pessoas com uma sensação constante de pulga atrás da orelha. Longe de ser algo parecido com o Clay Mathematics, nosso desafio é possível de ser realizado, contanto que você tenha paciência e preste atenção nos detalhes.

continua depois da publicidade

Veja se você consegue desvendar o mistério abaixo e, depois, confira o resultado no fim deste texto (não vale colar, hein!). São quatro equações que seguem uma lógica — pista: o fato de a conta ser uma soma não afeta necessariamente o resultado. Confira:

  • 5 + 3 = 28
  • 8 + 1 = 79
  • 4 + 3 = 17
  • 5 + 4 = ?

E aí, você consegue chegar ao resultado? Antes de qualquer coisa, pegue um papel e uma caneta para tentar. Não custa nada!

Resolução do problema matemático

O raciocínio que deve ser aplicado é o lógico, com base na observação dos padrões. Na primeira equação, temos que 5 + 3 = 28. O padrão existente em cada equação é, primeiramente, subtrair 5 – 3, que dá 2. Agora, se somarmos 5 + 3, teremos 8. Ou seja: 28.

continua depois da publicidade

Veja que essa lógica também se aplica nas outras equações. A primeira operação é subtrair o segundo número do primeiro. Depois, deve-se somar os dois números.

  • 8 + 1 = 79.

Primeiro, vamos subtrair 1 de 8 e temos 7. Agora, vamos somar 1 com 8 e temos 9. É por isso que o resultado é 79. Seguindo essa lógica, podemos entender que na equação 5 + 4 = ? também devemos diminuir 4 de 5.

O primeiro decimal é, portanto, 1. Agora, somamos 4 + 5 e temos 9. Ou seja, a resposta é 19.
E aí, você acertou?

continua depois da publicidade