Saiba como lavar esponja de maquiagem em menos de 5 minutos

É preciso cuidar também dos seus utensílios de maquiagem, sabia?

Se você é do tipo que ama caprichar na make, possivelmente tem diversos acessórios que vão além dos produtos de maquiagem, como as famosas esponjinhas. Elas são ótimas para que produtos como base e primer sejam espalhados de maneira uniforme por toda a pele, mas você sabia que é preciso lavá-las com frequência?

continua depois da publicidade

Higienizar esses acessórios é importante por vários motivos, como evitar a proliferação de bactérias e fungos, remover vestígios de produtos e, claro, garantir que a sua produção fique perfeita. O lado bom disso tudo é que, no caso das esponjinhas de maquiagem, a limpeza é rápida e dura menos do que cinco minutos.

Como limpar a sua esponja de maquiagem

Idealmente, as esponjas deveriam ser lavadas depois de cada uso, mas a gente sabe que não é isso o que acontece na prática, então é importante que, de tempos em tempos, você tire um tempinho para limpar seus acessórios de maquiagem.

continua depois da publicidade

Existem produtos específicos para esse tipo de higienização, sabia? Se você fizer uma pesquisa rápida por “limpador de pincéis”, vai achar produtos de todas as faixas de preço.

Se a situação financeira estiver apertada, como está para a maioria das pessoas atualmente, é possível limpar a sua esponja com produtos que você já tem em casa. Veja o passo a passo a seguir:

  • Em um recipiente de vidro, coloque uma colher (sobremesa) de detergente de louça;
  • Adicione uma xícara de água e mergulhe a sua esponjinha nessa mistura;
  • Agora, leve o recipiente ao micro-ondas, por aproximadamente 1 minuto. A ideia é que a água fique morna, não fervente;
  • Retire o recipiente do micro-ondas, e veja que a água estará toda sujinha de base.
  • Agora descarte a água, enxague e torça a esponja, que já estará limpinha.
  • Remova o excesso de água com a ajuda de um pano limpo ou papel toalha e deixe que a esponja seque em um local arejado e fora da luz do sol.

Simples demais, né? Agora você pode testar essa dica em casa e garantir que a sua esponjinha fique livre de bactérias e fungos. Lembre-se de trocar de esponja de tempos em tempos, hein! Esses materiais não devem ser usados por meses a fio!

continua depois da publicidade