Veja 5 dicas para tranquilizar o seu cachorro antes de ir ao veterinário

Uma boa caminhada e alguns petiscos podem ser algumas das técnicas para tranquilizar seu cachorro antes da ida ao veterinário.

O medo do veterinário é uma fobia canina comum, mas pode ser reduzido com visitas mais regulares e agradáveis, petiscos e outros truques. Cães que temem essa visita, latem, rosnam, se escondem e podem até se aliviar no consultório por causa do medo. No entanto, existem técnicas e exercícios que podemos realizar para aliviar esses efeitos negativos.

continua depois da publicidade

Confira a seguir como preparar seu cão para ir ao veterinário.

1. Aja como se fosse um dia normal

Em primeiro lugar, você não deve aparentar estresse ou nervosismo perto do cachorro. Diante dessa atitude, ele pode perceber e começar a suspeitar que precisa ir ao veterinário para uma vacina ou porque está doente.

cachorros que não latem muito

Foto: Reprodução / Pixabay

2. Tente evitar ir diretamente ao veterinário

Se você tiver tempo ou se não for uma urgência, é interessante fazer um passeio com o seu cachorro para que ele se canse um pouco e assim não fique agitado. Durante o passeio, você pode presenteá-lo com algumas recompensas ou petiscos para tranquilizá-lo antes de ir ao veterinário.

3. Faça uma massagem nele antes da visita

As massagens com animais também são muito positivas para o estresse e ajudam a acalmar nossos bichinhos.

4. Fique sempre por perto

Durante a consulta, fique sempre no campo de visão do pet, sua presença na sala irá acalmá-lo. Além disso, leve sempre petiscos para recompensá-lo por seu bom comportamento, para que ele possa associar a experiência a algo positivo

continua depois da publicidade

5. Leve-o ao veterinário regularmente

Para fazer com que o seu pet não veja o veterinário como “um vilão” é importante que você o leve para vê-lo a cada seis meses e não apenas quando houver uma emergência.

Desta forma o local ficará muito mais familiar para ele.