Na cosmética natural, a babosa é um dos produtos mais utilizados para o cuidado dos cabelos. Suas propriedades ajudam a hidratar, proporcionar maciez e reparar as agressões sofridas pelos fios diariamente.
Da mesma forma, há quem a utilize como remédio caseiro para atenuar os sintomas da dermatite seborreica que acomete o couro cabeludo. Inclusive, de acordo com um estudo, os ácidos graxos contidos na planta possuem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar essa condição.
Desse modo, existem alguns truques para usar a babosa de forma correta para ter cabelos saudáveis, macios e profundamente hidratados.
1. Babosa e mel
A máscara de aloe vera e mel é especialmente nutritiva se o seu cabelo estiver seco e com pontas duplas. Para preparar esta máscara, pegue a polpa de babosa e misture com duas colheres de mel.
Em seguida, aplique essa mistura da raiz às pontas, deixe agir por meia hora e enxágue com bastante água.

Foto: Pixabay.
2. Babosa e óleo de coco
O óleo de coco possui ácidos graxos que, combinados com as propriedades hidratantes do aloe vera, formam um tratamento fortalecedor para cabelos saudáveis e revitalizados.
Tanto o óleo de coco quanto o aloe vera possuem minerais, vitaminas e antioxidantes que hidratam profundamente o cabelo, dando brilho e maciez.
Você precisará misturar três colheres de sopa de gel de babosa e duas colheres de óleo de coco. Quando tiver uma mistura homogênea, aplique-a da raiz às pontas, e enrole o cabelo em uma touca de banho para que os ingredientes penetrem melhor.
Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxágue como de costume.
3. Babosa no condicionador ou xampu
Se você usar condicionador, pode incluir um pouco de polpa de aloe vera e, se não for afetado por este produto, também poderá colocá-lo em seu xampu.
Tudo o que você precisa fazer é cortar uma folha de babosa e extrair a polpa, depois esmagá-la com uma colher, até obter uma mistura líquida e posteriormente, adicioná-la ao seu xampu.