3 coisas que o Vaticano realmente não quer que você saiba

Conheça um pouco do mistério que envolve o Vaticando e seus arquivos secretos, que reúnem inúmeros documentos que atestam o poder e a influência da Igreja Católica sobre os rumos da humanidade.

Há muitos mistérios e segredos envolvendo o Vaticano e a Igreja Católica. E não à toa. A Igreja Católica sempre exerceu poder e influência sobre os rumos da humanidade. Nos momentos históricos importantes, ela estava ali presente.

continua depois da publicidade

Inclusive, o Vaticano possui o chamado Arquivo Secreto do Vaticano, que desde 2020 passou a ser chamado de Arquivo Apostólico do Vaticano. Ele nada mais é do que o repositório central de todos atos promulgados pela Santa Sé.

Nesse arquivo, estão correspondências, documentos relativos às administrações do Estado do Vaticano, tratados e processos da Inquisição.

continua depois da publicidade

Além disso, temos a Anulação do casamento de Henrique VIII, que levou à separação da Igreja da Inglaterra e de Roma, e sua excomunhão, entre outros documentos que estão reunidos em mais de 30 mil volumes e têm mais de mil anos de história.

Em 1881, o papa Leão XIII permitiu o acesso ao Arquivo Secreto do Vaticano, assim denominado naquela época. Ocorre que somente acadêmicos e pesquisadores credenciados têm a permissão de acessar os documentos que fazem parte do Arquivo Apostólico do Vaticano.

Caso os visitantes queiram ter acesso a esses documentos, é preciso especificar exatamente o que se está procurando.

continua depois da publicidade

Ademais, eles fazem a consulta fora da sala secreta, que não está aberta à visitação. Os documentos confidenciais somente são acessados pela alta hierarquia da Igreja.

Com tanta burocracia, é difícil descobrir todos os mistérios e segredos envolvendo o Vaticano e a Igreja Católica. A seguir, confira 3 coisas que estão no Arquivo Apostólico do Vaticano e que o Vaticano não quer que você saiba.

Conheça as coisas que o Vaticano não quer que você saiba

1. Condenação de Galileu Galilei durante a Inquisição

Galileu Galilei foi condenado por heresia em 1633 pela Igreja Católica. No Arquivo Apostólico do Vaticano, há notas relacionados ao seu julgamento.

continua depois da publicidade

2. Julgamentos dos Cavaleiros Templários

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, mais conhecida como Cavaleiros Templários, foi uma ordem militar de Cavalaria.

A organização existiu durante quase dois séculos na Idade Média (1118-1312). O objetivo era proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista. A Ordem dos Cavaleiros Templários esteve ligada às Cruzadas.

No Arquivo Apostólico do Vaticano, há um pergaminho de 60 metros de comprimento no qual contém as atas dos julgamentos dos Cavaleiros Templários.

continua depois da publicidade

3. Bula Inter Coetera

No Aquivo Apostólico do Vaticano é possível encontrar a Bula Inter Coetera. A bula foi emitida 4 de maio de 1493 pelo Papa Alexandre VI.

A partir dela, o mundo foi dividido entre portugueses e espanhóis, potências marítimas da época. A bula determinava quais regiões cada nação ibérica iria explorar.