Bananas têm sementes? Confira curiosidades sobre a fruta

A primeira coisa que se deve entender é que aqueles pontinhos pretos na banana não são sementes, mas sim óvulos não fecundados da fruta.

Presente de forma muito popular na mesa dos brasileiros, a banana é uma das frutas mais apreciadas e consumidas in natura. Todavia, existe uma discussão de longas datas sobre como é plantada e cultivada a banana. A pergunta clássica que paira na mente de muita gente, principalmente daqueles dos grandes centros urbanos que não conhecem o processo de plantio é a seguinte: banana possui sementes?

continua depois da publicidade

Existem aqueles que teimam e afirmam que existe, pois são aqueles pontinhos pretos no meio da fruta. Mas, em linhas gerais, a resposta é não e sim. A primeira coisa que se deve entender é que aqueles pontinhos pretos na banana não são sementes, mas sim óvulos não fecundados da fruta.

A segunda informação importante é que nós consumimos frutos de bananeiras que foram plantadas a partir do processo de fecundação assexuada, ou seja, por propagação vegetativa. A matriz é retirada de outra bananeira a partir do rizoma, que nada mais é que um caule que fica enterrado.

continua depois da publicidade

Aquela parte que cresce e dá sustento aos cachos não é o caule, mas um conjunto de folhas que se unem. Mas existe sim espécie de banana com sementes. É o caso da musa balbisiana, que é nativa do Sul da Ásia, mas não é conhecida e nem cultivada em nossa região.

Dessa forma, as bananas cultivadas no Brasil e que consumimos são classificadas como fruto partenocárpico, sendo cultivadas sem a necessidade de fecundação. Dessa maneira, não possui sementes. Após muitos estudos e mutações no desenvolvimento de frutos com maior qualidade e sem a presença de sementes, adveio o resultado dos frutos que hoje temos em nossas mesas.

Uma das desvantagens desse processo envolve a qualidade do fruto que será gerado pela bananeira. Por ser utilizado brotos da planta-mãe, as informações genéticas da primeira são repassadas a outra bananeira. Isso significa que, se for de um pé com uma qualidade ruim, provavelmente a nova planta poderá ter os mesmos problemas em seu desenvolvimento.

continua depois da publicidade

Aliado a isso, vem os cuidados com o terreno em que é plantada, sendo necessário manter os mesmos nutrientes do solo para que a bananeira se desenvolva.