O que os Astecas inventaram? Veja 5 curiosidades sobre essa civilização

Essa sociedade foi uma das mais avançadas em tecnologia e conhecimento. Deixaram para nós muitos utilidades e ideias.

O império Asteca foi uma das maiores e mais relevantes civilizações da antiguidade, sendo os mais poderosos e desenvolvidos entre os povos da América pré-colombiana.

continua depois da publicidade

A cultura Asteca é muito rica e diversificada e, durante o fim de sua existência, poucos antes dos espanhóis chegarem, possuíam um vasto governo. Eram organizados em cidades-estados que obedeciam ao imperador asteca, o Mentezuma.

Mas, além da organização hierárquica bem definida, os astecas foram responsáveis por criar e ter alguns hábitos que reverberam atualmente. Então, fique com a gente e veja 5 curiosidades sobre a civilização asteca.

continua depois da publicidade

1) Chocolate

Não, não foram os astecas responsáveis pela criação do chocolate no mundo moderno. Mas eles introduziram o alimento aos povos europeus. O cacau era uma fruta muito utilizada pelo povo asteca, principalmente pela nobreza, sendo usada inclusive como moeda de troca.

2) Pirâmides

Separados por milhares de quilômetros e mares, os astecas e os egípcios partilharam um interesse em comum: as pirâmides. Apesar da coincidência, os astecas as utilizavam para outro propósito que não sejam os túmulos. Eram locais de cultos religioso e sacrifícios humanos.

3) Astronomia e matemática

Os astecas eram muito versados em diversas áreas da ciência. E por conta disso, desenvolveram importantes conceitos e teorias matemáticas. Juntamente com a observação dos céus, criaram conhecimentos astronômicos que os ajudavam no dia-a-dia.

continua depois da publicidade

4) Calendário

Não tão famoso quanto o do seu primo maia, o calendário asteca foi amplamente utilizado. Com uma precisão impressionante para o conhecimento da época, os astecas utilizavam dois cronogramas.

O primeiro era o calendário solar, chamado de “Xiuhpohualli” e tinha 365 dias, divididos em 18 meses de 20 dias cada. O segundo era utilizado por sacerdotes (para assuntos religiosos) e tinha 260 dias, dividido em 13 meses de 20 dias, chamado “Tonalpohualli”.

5) Milho, muito milho

O alimento mais importante para os astecas era o milho. A partir dele, conseguiram criar inúmeras receitas como panquecas, mingaus, assados e derivados.

continua depois da publicidade