Os gatos entendem e reconhecem os seus próprios nomes?

Uma pesquisa recente da Universidade Sophia, em Tóquio, investigou se os gatos entendem e reconhecem os seus próprios nomes quando ditos por seres humanos.

No geral, existe uma curiosidade por parte dos tutores se os gatos entendem e reconhecem os seus próprios nomes.

continua depois da publicidade

Comumente, essa dúvida surge porque os felinos tendem a ser menos sociáveis que os cães, e algumas pessoas ficam em dúvida se existe afeto na relação, e se eles entendem os estímulos externos.

De acordo com um estudo recente da Universidade Sophia, em Tóquio, a relação dos gatos com a voz humana varia de acordo com as espécies, e também a forma com que foram domesticados. Portanto, deve-se considerar os aspectos de qualidade de vida, alimentação e rotina. Saiba mais a seguir:

continua depois da publicidade

Os gatos entendem e reconhecem os seus próprios nomes?

De acordo com o trabalho do cientista comportamental Atsuko Saito, titular da pesquisa da Universidade Sophia, os gatos podem sim reconhecer a voz de seus donos. Para chegar a essa conclusão, o estudo envolveu 78 gatos localizados em lares japoneses e também um café para gatos no Japão.

Durante o experimento, os tutores repetiram repetidamente palavras que soam semelhantes ao nome de seus gatos. Posteriormente, chamaram os felinos por seus nomes reais, e foram analisados os comportamentos e reações em ambos casos. Com o final do experimento, foi possível criar uma base de dados para diversas análises.

Como resultado, observou-se que os gatos tiveram respostas mais pronunciadas a seus próprios nomes. Em específico, as respostas variaram entre miados, movimentos de orelhas e caudas ou viradas completas com cabeça. Para confirmar as conclusões, também repetiram o experimento com desconhecidos, e não somente os donos dos gatos.

continua depois da publicidade

Nesses casos, as respostas foram menos perceptíveis, mas aconteceram ainda assim. Desse modo, houve um reconhecimento mínimo, mostrando que os gatos entendem a voz humana e reconhecem os seus nomes em diferentes pessoas.