Qual é a maneira correta de calibrar os pneus? Veja dúvidas respondidas

O veículo precisa estar sempre bem calibrado. Pneus "baixos" podem gerar, além de problemas, um gasto maior de combustível.

A calibragem dos pneus do seu veículo pode parecer algo simples e corriqueiro, mas demanda alguns cuidados específicos. Antes de tudo, é importante destacar que o veículo precisa estar sempre bem calibrado. Pneus “baixos” podem gerar, além de problemas, um gasto maior de combustível.

continua depois da publicidade

Outro fator fundamental para que os pneus sejam calibrados corretamente é o ajuste de estabilidade. Se um pneu estiver descalibrado e em desconformidade com os demais, é bem provável que o seu carro apresente problemas como puxar para um dos lados, dando a impressão que o carro está desalinhado.

É importante fazer calibragem semanalmente nos pneus do seu veículo. Antes de pegar a estrada, é recomendado dar mais uma avaliada. É importante que a calibragem dos pneus ocorra com eles frios. Procure, por exemplo, um local próximo, máximo de 2 km do local onde está para realizar a calibragem.

continua depois da publicidade

A pressão correta das libras é fundamental na hora de fazer a calibragem. Não existe uma pressão específica e padrão como muitos julgam. Isso depende do padrão de cada veículo e, sobretudo, de como proceder para veículos mais vazios e mais pesados. Existe uma tabela no próprio carro que indica isso, sendo que na maioria acaba variando entre 30 e 32 libras.

Para averiguar a pressão correta, é possível consultar o Manual do Proprietário do Veículo. Na tampa do combustível ou na porta do veículo, também costuma vir uma etiqueta com estas indicações. Veja abaixo o passo a passo para calibrar seu veículo em um posto de combustíveis.

Vale lembrar que a maioria dos postos não cobram pela calibragem. Para quem prefere calibrar com nitrogênio, é cobrado um valor que pode chegar até R$ 10,00.

continua depois da publicidade

Como calibrar pneus

  1. Aperte o número referente a pressão no visor do calibrador do posto;
  2. Retira a tampa da válvula do pneu de seu veículo e, puxando a trava do calibrador, encaixe-o na válvula;
  3. Fique atento com o apito de alerta do calibrador. Ele sempre toca e para a emissão de ar quando chega no número desejado;
  4. Repita o mesmo processo em todos os outros pneus. Isso evitará que um fique mais cheio que o outro.