Saiba como mudar de celular sem deixar dados pessoais no antigo

É fundamental apagar os dados pessoais armazenados no aparelho, antes de vendê-lo ou presenteá-lo a alguém. Confira dicas de como apagar esses dados.

Uma das preocupações mais frequentes de quem vai mudar de celular é com os dados pessoais que ficam armazenados no aparelho, uma vez que esses dados podem ser usados por outras pessoas como elas bem entenderem, inclusive, para a prática de crimes. Por isso, é fundamental apagar os dados armazenados no aparelho que deseja se desfazer, antes de vendê-lo ou presenteá-lo a alguém.

continua depois da publicidade

Uma das formas de apagar as informações armazenadas no celular antigo é utilizar o recurso de “redefinição” ou “restauração de sistema”. Ele é facilmente encontrado na área de configurações do aparelho. Vale notar que esse recurso somente deve ser utilizado após os arquivos do celular antigo terem sido salvos em outro dispositivo, a exemplo do computador.

Aparelhos com sistemas operacionais mais recente contam uma opção de transferência direta de um celular para o outro. Essa possibilidade permite se desfazer dos registros do celular antigo sem perder algum arquivo importante, uma vez que ele com certeza estará no novo aparelho.

continua depois da publicidade

Vale notar que é preciso verificar o espaço físico destinado ao cartão de memória microSD, dispositivo que tem a função de ampliar o armazenamento do celular. Isso porque muitas informações do celular antigo estejam nesse cartão, principalmente fotos e arquivos baixados diretamente nele.

Assim, é necessário se certificar que o cartão foi retirado do celular antigo antes de vender o aparelho ou presentear alguém. Lembrando que ele pode ser utilizado no novo aparelho.

Outro ponto importante a ser lembrado é que o chip não armazena todas as informações do celular. Isso significa que retirar o chip do aparelho não basta para que as informações sejam apagadas automaticamente. No máximo, o chip contém dados de contatos e ligações.

continua depois da publicidade