Tudo Bahia
Portal de Notícias

Harvard desenvolve vacina contra o câncer, resultados são satisfatórios

Pesquisadores da instituição divulgaram resultados positivos nos testes, feitos em animais, da vacina contra o câncer.

A Universidade de Harvard, umas das mais prestigiadas dos Estados Unidos da América, revelou resultados positivos nos testes em sua vacina contra o câncer. Desenvolvida pelo Wynn Institute, ligado à universidade, a imunização teve 100% de eficácia contra alguns tipos de câncer.

Os testes foram feitos em camundongos em laboratório, com diferentes fórmulas da vacina. Todos os animais que receberam a vacina contra o câncer sobreviveram, e os animais que não receberam faleceram. A vacina tem um formato de aspirina e é implantada próxima a onde se encontra o tumor maligno, com isso a quimioterapia se torna desnecessária.

Resultados das vacinas contra o câncer de Harvard

Além de acabar com os tumores, a vacina também faz uma reprogramação nas células dos pacientes para que se a metástase voltar ela seja destruída. Ou seja, além de garantir a cura a imunização evita que os pacientes voltem a desenvolver câncer em suas vidas novamente.

A revista Nature Communications foi a responsável pela publicação dos resultados dos testes da vacina contra o câncer de Harvard feitos em camundongos. As metástases mamárias (câncer de mama) se mostraram resistentes à vacina, porque este local do corpo é difícil de se fazer uma reprogramação celular. “Resulta em 100% de sobrevida livre de metástases após nova provocação”, diz a publicação.

Além disso, a vacina contra o câncer “aumenta a morte imunogênica de células tumorais e melhora significativamente a eficácia antitumoral contra TNBCs pouco imunogênicos”. Agora, a equipe do Wynn Institute de Harvard seguirá fazendo testes da vacina em combinação com a quimioterapia e outras formas de tratamento.

O que eles procuram agora é que a vacina melhore seu desempenho em tumores mais complicados, como os da metástase mamária. Antes de ser testada em humanos, os pesquisadores ainda precisam otimizar seus meios de pesquisa e fazer mais testes pré-clínicos (in vitro ou em animais).

Harvard

A Universidade de Harvard (Harvard University) é uma das instituições de ensino mais bem conceituadas do mundo. Ela fica localizada na cidade de Cambridge, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos e foi fundada em 1636. Harvard é dividida em 11 unidades acadêmicas diferentes: o Instituto Radcliffe de Estudos Avançados; Harvard School of Dental Medicine; Harvard Divinity School; Faculty of Arts & Sciences; Harvard Graduate School of Design; Harvard Graduate School of Education; Graduate School of Arts & Sciences; Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences; Harvard Kennedy School; Harvard Law School; Harvard Medical School, Harvard T.H. Chan School of Public Health e Harvard Business School.

LEIA TAMBÉM

Estudante desenvolve protótipo para possibilitar acesso a computador por tetraplégicos

O estudante baiano Álvaro Vasques, de 18 anos, está desenvolvendo um protótipo capaz de possibilitar o acesso ao computador por pessoas tetraplégicas. O projeto foi orientado pelos professores Leandro Teixeira e Gustavo…

Em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, Hemoba e hemocentros promovem ações

A Fundação Hemoba e mais 16 hemocentros do Brasil se unem para promover ações em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro. Em Salvador, a abertura da campanha “Somos Todos do mesmo…

Novo vírus raro provoca contágio na Bolívia e pode ser fatal

Na Bolívia, foi confirmada nesta segunda-feira (16/11) a primeira transmissão entre humanos do novo vírus raro de Chapare. A notícia divulgada por cientistas americanos e bolivianos causa preocupação em meio à pandemia…

Bolsonaro sobre Coronavac ‘Quero saber se esse país usou a vacina no seu país’

Durante uma live realizada em seu Facebook, nesta quinta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro questionou se a China usou a sua vacina contra Covid-19, a CoronaVac. Além disso, voltou a dizer que apenas comprará lotes…

Anvisa suspende testes com Coronavac e Bolsonaro comemora que ‘ganhou’ de Dória

Nesta segunda-feira (9), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu os testes da Coronavac no Brasil. O imunizante está sendo desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac, numa parceria com o Instituto…

Tratamento da depressão com uso de spray nasal é aprovado pela Anvisa

No início de novembro (03/11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro spray nasal para o tratamento da depressão. O objetivo desse medicamento é reduzir rapidamente os sintomas depressivos…

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais