OMS alerta para riscos do sedentarismo causado pela COVID-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com o sedentarismo da população global por conta do sedentarismo causado pela pandemia de COVID-19. Segundo a entidade, um em cada quatro pessoas adultas e quatro em cada cinco adolescentes não fazem atividades físicas suficientes no mundo. continua depois da publicidade Ainda de acordo com a OMS, […]

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com o sedentarismo da população global por conta do sedentarismo causado pela pandemia de COVID-19. Segundo a entidade, um em cada quatro pessoas adultas e quatro em cada cinco adolescentes não fazem atividades físicas suficientes no mundo.

continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a OMS, mulheres e meninas fazem menos exercícios que os homens. Recentemente, a organização lançou uma guia sobre atividade física e comportamento sedentário a fim de combater o sedentarismo, que aumentou por conta do isolamento social causado pela pandemia de COVID-19.

OMS alerta para riscos de sedentarismo durante pandemia

A prática de exercícios físicos é essencial para o combate de doenças como diabetes tipo 2, câncer e doenças cardíacas. Além disso, fazer atividades físicas também ajuda em quadros depressivos, de ansiedade e no aprimoramento da memória e do estímulo à saúde do cérebro.

continua depois da publicidade

“Ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem-estar — pode ajudar a adicionar anos à vida e vida aos anos. Cada movimento conta, especialmente agora que administramos as restrições da pandemia da Covid-19. Devemos todos nos mover todos os dias, com segurança e criatividade”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Já o diretor de Promoção da Saúde da OMS, Ruediger Krech, alertou: “Se não nos mantivermos ativos, temos o risco de criar uma nova pandemia de problemas de saúde como resultado do comportamento sedentário”. Segundo ele, quanto mais exercícios melhor

“Se você precisa passar muito tempo sentado, seja no trabalho ou na escola, você deve fazer mais atividade física para combater os efeitos prejudiciais do comportamento sedentário ”, disse o diretor.

continua depois da publicidade

Benefícios da atividade física

A Organização Mundial da Saúde ainda enfatizou que todos podem fazer atividades físicas, incluindo mulheres grávida, PCDs (Pessoas com Deficiência) e pessoas com doenças crônicas. No guia também é possível ver recomendações para esses grupos específicos. Todos os exercícios físicos são bem vindos no combate ao sedentarismo.

As diretrizes são um apoio para o plano de ação global sobre atividade física, lançado pela entidade em 2018. Na época, o objetivo da entidade era reduzir o sedentarismo no mundo em 15% até o ano de 2030. É recomendado que sejam feitos, em média, de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada à vigorosa, por semana, por todos os adultos. Inclusive para pessoas com doenças crônicas, grávidas e idosos. Para as crianças e adolescentes é recomendado que sejam feitos cerca de 60 minutos por dia de atividade física.