Reino Unido é o primeiro país a aprovar vacina contra a COVID-19

Nesta quarta-feira (02/12), o governo britânico aprovou a vacina contra a COVID-19, dos laboratórios americano Pfizer e alemão BioNTech. Essa medida faz com que o Reino Unido seja o primeiro a ter uma vacina autorizada no mundo. continua depois da publicidade A autorização foi feita sob recomendação da Agência Independente de Regulamentação de Medicamentos e […]

Nesta quarta-feira (02/12), o governo britânico aprovou a vacina contra a COVID-19, dos laboratórios americano Pfizer e alemão BioNTech. Essa medida faz com que o Reino Unido seja o primeiro a ter uma vacina autorizada no mundo.

continua depois da publicidade

A autorização foi feita sob recomendação da Agência Independente de Regulamentação de Medicamentos e Produtos Sanitários (MHRA) e autoridades britânicas informaram que a vacina estará disponível a população a partir da semana que vem.

O NHS, serviço público de saúde britânico, vai disponibilizar um primeiro lote com 10 milhões de doses ainda em 2020. Os resultados dos testes em massa com essa vacina apresentaram uma eficácia de 95% contra a doença. Segundo Albert Bourla, CEO da Pfizer, “a autorização (…) no Reino Unido marca um momento histórico na luta contra a COVID-19″.

continua depois da publicidade

A vacinação deve priorizar os profissionais da saúde, os idosos, pessoas vivendo em casas de repouso (incluindo funcionários) e aqueles considerados grupos vulneráreis. Devido as condições de armazenamento da vacina requer (ela precisa ser mantida a -70°C) as campanhas de vacinação serão realizadas em hospitais. A vacina contra COVID-19 será administrada em duas doses (a segunda injeção é um reforço), com intervalo de 21 dias.

Na terça-feira (01/12), o laboratório americano Pfizer fez um pedido para que a vacina contra a COVID-19 seja autorizada para uso na Europa. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) vai realizar uma reunião para análise desse requerimento, a decisão deve sair até 29 de dezembro.