“Dia D e Hora H” da vacinação contra COVID-19 é quarta, 20, às 10h

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, teve um encontro com mais de 130 prefeitos, nesta quarta-feira (14/01), para tratar do programa de vacinação contra a COVID-19. A data prevista para iniciar a imunização é na quarta-feira (20/01) da semana que vem. continua depois da publicidade Apesar da informação, o início do processo ainda depende da […]

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, teve um encontro com mais de 130 prefeitos, nesta quarta-feira (14/01), para tratar do programa de vacinação contra a COVID-19. A data prevista para iniciar a imunização é na quarta-feira (20/01) da semana que vem.

continua depois da publicidade

Apesar da informação, o início do processo ainda depende da liberação do uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No próximo domingo, 17 de janeiro, a Anvisa define a autorização emergencial das vacinas do Butantan (coronavac) e a produzida pela Fiocruz (AstraZeneca).

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o Brasil já despachou um avião para buscar 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca na Índia. A expectativa é de que a aeronave chegue ao Brasil no sábado, 16. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, afirmou que a vacinação só ocorrerá quando o imunizante chegar a todas as capitais do País.

Como será a vacinação contra COVID-19 no Brasil?

Após a reunião com os prefeitos, o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizete, explicou que cinco milhões de brasileiros serão vacinados neste primeiro momento, de acordo com a explicação dada pelo ministério.

Deste total, dois milhões irão receber vacina da farmacêutica Astrazeneca, produzida pela Fiocruz. Os demais receberão duas doses da vacina Coronavac, produzida pelo instituto Butantan.

continua depois da publicidade

“São 2 milhões da Astrazeneca e dois milhões de brasileiros vacinados. A Coronavac, tem mais produzidas, mas o pedido de autorização emergencial foi para 6 milhões de doses. Na Coronavac, as prefeituras receberão as doses, mas se receber mil doses, vai aplicar 500 e guardar as outras 500 porque depois de 21 dias vai ter que aplicar a segunda dose”, explicou.

Ainda durante o pronunciamento de Donizete, ele informou que o governo federal irá tratar inicialmente os grupos prioritários para a doença.

“Não é verdade que serão apenas capitais. As vacinas serão distribuídas com três critérios. Primeiro idosos em instituições de longa permanência. A segunda [fase], devem ser imunizados 70% dos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente. E os prefeitos pediram profissionais da educação. Eles devem receber até abril”, afirmou.

continua depois da publicidade

Vacinação na Bahia

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou que o município dará início à vacinação no dia 20 de janeiro de 2021.

O plano de vacinação contra COVID-19 será de quatro etapas, sendo a primeira voltada para o seguinte público:

  • Trabalhadores da Saúde;
  • População idosa com 75 anos ou mais;
  • Pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas;
  • Indígenas, aldeados, povos de comunidades ribeirinhas.

De acordo com Reis, o município está preparado e equipado para dar início à vacinação. “A cidade está preparada e nossa expectativa é iniciar a vacinação, já no dia 20, com a primeira dose disponibilizada (…) Temos a capacidade para atender universo de 100 mil pessoas por dia. Dispomos dos freezers, veículos para distribuição nas unidades de saúde, além de mais de um milhão de seringas e agulhas para aplicação”.

continua depois da publicidade