Vacinação vai começar no dia 20, às 10h, afirmam prefeitos

Nesta quarta-feira, 14 de janeiro de 2021, os prefeitos de diversos municípios brasileiros estiveram em reunião com o Ministério da Saúde. Após a reunião, os chefes do poder executivo municipal anunciaram que a vacinação vai começar no dia 20 de janeiro de 2021, às 10h. continua depois da publicidade Porém, mesmo que prevista a data […]

Nesta quarta-feira, 14 de janeiro de 2021, os prefeitos de diversos municípios brasileiros estiveram em reunião com o Ministério da Saúde. Após a reunião, os chefes do poder executivo municipal anunciaram que a vacinação vai começar no dia 20 de janeiro de 2021, às 10h.

continua depois da publicidade

Porém, mesmo que prevista a data ainda precisa ser aprovada pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), que deve se pronunciar no próximo domingo, 17 de janeiro. Na terça-feira, dia 19, o próprio Ministério da Saúde fará um anúncio sobre a imunização no Brasil.

Vacinação vai começar no dia 20 de janeiro, às 10h

O prefeito de Florianópolis (SC), Gean Loureiro (DEM), postou em seu twitter logo após a reunião:

continua depois da publicidade

“De acordo com @ministropazuelo, próxima segunda chegam as 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 20. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro”.

Rafael Greca (DEM), prefeito de Curitiba (PR), também se pronunciou a respeito da informação. “Em Curitiba, vamos vacinar primeiro os grupos prioritários. Os 70 mil profissionais de saúde, e todos os idosos de Curitiba, que são perto de 300 mil pessoas (…) Será em 20 de janeiro”, disse.

Em Salvador (BA), o prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou que a capital baiana iniciará a vacinação no dia 20 de janeiro. Na cidade, o plano de imunização será de quatro etapas, sendo a primeira voltada para o seguinte público:

continua depois da publicidade
  • Trabalhadores da Saúde;
  • População idosa com 75 anos ou mais;
  • Pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas;
  • Indígenas, aldeados, povos de comunidades ribeirinhas.

“A cidade está preparada e nossa expectativa é iniciar a vacinação, já no dia 20, com a primeira dose disponibilizada (…) Temos a capacidade para atender universo de 100 mil pessoas por dia. Dispomos dos freezers, veículos para distribuição nas unidades de saúde, além de mais de um milhão de seringas e agulhas para aplicação”, afirmou Bruno Reis.

Reunião foi feita com 130 prefeitos

A reunião do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi feita com mais de 130 prefeitos, a maioria participou virtualmente. Serão oito milhões de doses disponíveis da vacina da Astrazeneca, que serão dividas entre os Estados que irão dividir entre os seus municípios.

Mas, mesmo com o anúncio que a vacinação vai começar no dia 20 de janeiro, a liberação da Anvisa e a logística de voo ainda são fatores que podem modificar esta data. Os prefeitos de Cuiabá (MT), Maringá (PR), Ribeirão Preto (SP), Aracajú (SE) e Araucária (PR) também anunciaram a data.

continua depois da publicidade