No feriado da Independência, Hemoba abrirá sede em Salvador para atendimentos

Confira o que é preciso para poder doar sangue no feriado da Independência na cidade de Salvador e como agendar caso precise.

O governo da Bahia anunciou que a Fundação Hemoba estará aberta no feriado da Independência (07 de setembro) para receber doações de sangue e fazer cadastros de medula óssea. O principal ponto de doação fica localizado nas imediações da Avenida Vasco da Gama, em Salvador. O atendimento será das 7h às 12h30.

continua depois da publicidade

De acordo com Fernando Araújo, diretor-geral da Hemoba, a fundação é responsável por abastecer 200 unidades de saúde no estado e há necessidades no feriado. “Além das solicitações habituais para cirurgias eletivas e para pacientes em quimioterapia, por exemplo, há uma movimentação intensa nas estradas durante os feriados, por isso devemos manter o estoque em nível de segurança”, disse o diretor.

Recomendações para doar sangue

De acordo com a Fundação Hemoba, podem realizar doações pessoas entre 16 e 69 anos, desde que menores de 18 estejam acompanhados por representantes legais. Além disso, a pessoa precisa pesar mais de 50 quilos e estar em boa condição de saúde.

continua depois da publicidade

Atenção! Se você tomou algum tipo de vacina contra COVID-19 é necessário aguardar um período antes de doar sangue. São 48 horas para a Coronavac e ao menos sete dias para os demais imunizantes.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Fundação Hemoba pelo número (71) 3116-5643. É possível fazer agendamento prévio ou esperar a vez na fila. Em caso de doações em grupo, é necessário marcar via e-mail [email protected].

Outros pontos de doação

Além do centro na Avenida Vasco da Gama, Salvador ainda possui outros locais de doação que não funcionarão no feriado, mas estão disponíveis em outros dias da semana:

continua depois da publicidade
  • Postos dos Shoppings Salvador e Salvador Norte (de segunda a sábado);
  • Unidade de Coleta do Hospital do Subúrbio (de segunda a sexta);
  • Unidade de Coleta do Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce (de segunda a sexta).