No Brasil, transmissão atual da COVID-19 é a menor desde abril de 2020

Levantamento do Imperial College de Londres mostrou que a taxa de transmissão da COVID-19 no país é a menor desde abril de 2020.

A taxa de transmissão da COVID-19 é a menor já registrada no Brasil, desde abril de 2020. Isso é o que aponta o levantamento do Imperial College de Londres. No dia 12 de outubro de 2021, o índice chegou a 0,60, o que representa que a cada cem pessoas contaminadas transmitem a doença para outras sessenta.

continua depois da publicidade

Essa é uma resposta da vacinação no país, pois no final de setembro o índice estava em 1,04, que representa um número alto de transmissão.

Transmissão da COVID-19 é a menor desde abril de 2020

A taxa mais próxima da registrada em 12 de outubro de 2021, que ficou em 0,60, foi em novembro de 2020 quando o Brasil registrou taxa de transmissão em 0,68. Contudo, a data coincide com o apagão dos dados que atrasou a atualização de casos e mortes pela COVID-19 registradas no país.

continua depois da publicidade

Além disso, há que se observar que o Brasil faz poucos testes na população. Isso pode indicar uma piora na capacidade de identificar outros casos da doença.

A vacinação, no entanto, é a maior responsável pela desaceleração da pandemia no Brasil. Atualmente 70% da população brasileira já recebeu a primeira dose da vacina, e aproximadamente 47% já tomou ambas as doses (ou a dose única).

O avanço da vacinação refletiu também no número de mortes. Em setembro deste ano, o Brasil viu o menor número de óbitos por COVID-19 desde novembro de 2020.

continua depois da publicidade